Como Marca Ronaldo
É o jogador mais bem pago do mundo e uma máquina de fazer dinheiro na publicidade. Só a Nike assinou com Ronaldo o contrato mais caro alguma fez feito com um futebolista: seis milhões de euros por ano! E mesmo nas redes sociais é hoje campeão. Quatro milhões de vídeos no YouTube, 23 milhões de seguidores no Twitter, mais de 71 milhões de amigos no Facebook e mais de 100 milhões de referências no Google! Já no ranking de celebridades está em quinto a nível mundial no top 100 das estrelas do mundo da música, cinema, televisão ou moda, sendo referido em 347 livros na Amazon e em 2950 artigos científicos. Um caso cada vez mais sério
Texto de Mª João Vieira Pinto
Que é hoje uma das maiores marcas portuguesas e um brand a nível mundial não há grandes dúvidas. De resto, há anos foi protagonista de uma campanha desenvolvida para a marca Portugal e o próprio declarou, ainda bem recentemente: “Sinto-me um dos rostos de Portugal.”
Mas não é fácil quantificar quanto vale de facto Cristiano Ronaldo! Qual é o valor da sua marca? E qual é a marca Ronaldo? Quais são os seus atributos e quem mais impacta?
Para ler o texto na íntegra, consulte a edição de Fevereiro de 2014 da revista Marketeer.