“Por que é que Portugal atrai?”

ricardo-florencio Ricardo Florêncio

Director Editorial Marketeer

Editorial publicado na edição de Novembro de 2013 da revista Marketeer

Realizou-se, no dia 6 de Novembro, a 5.ª Conferência da Marketeer com o tema “Por que é que Portugal atrai?”. Em primeiro lugar interessa realçar o sucesso do evento, com uma participação de mais de 270 pessoas.

Como breve resumo e conclusão, ficámos com a ideia global de que Portugal atrai porque temos um País fantástico e os portugueses têm características excelentes e únicas. Contudo, ainda há que convencer alguns portugueses das nossas qualidades e convencer outros que temos de as divulgar e promover.

Se fizéssemos mais coisas e se falássemos menos, ajudaria. Perdemos muito tempo em diagnosticar o que já está há muito diagnosticado. Se os media generalistas, com o impacto que têm, não dessem tanta atenção e enfoque às coisas negativas, ajudaria. Temos muitas coisas boas para tratar e divulgar nas televisões e nas páginas dos principais jornais. Se os nossos políticos lutassem e discutissem menos entre eles, ajudaria. Portugal precisa que eles se centrem em resolver os problemas do País. Se os políticos não tivessem um horizonte de estratégia coincidente com os ciclos políticos, ou seja, de quatro anos, ajudaria. As estratégias devem ter horizontes de 15, 20 anos, e os planos anuais devem conduzir nesse sentido. Se nos centrássemos nas actividades e sectores em que somos realmente bons, e podemos criar diferença, ajudaria. Se os portugueses falassem e tivessem uma postura menos negativa em relação ao nosso País, ajudaria. Os portugueses devem ser os primeiros embaixadores dos nossos feitos e das nossas qualidades. Se os portugueses tivessem mais confiança e esperança em Portugal, ajudaria. Se não formos os primeiros a ter essa esperança e confiança, quem a terá?

Afinal, não é assim tão difícil…

 

Artigos relacionados