O que consegue fazer em 60 segundos?

Jameson_2A Jameson Irish Whiskey e a Empire Magazine abriram as candidaturas ao “Jameson Empire Done in 60 Seconds 2014”. “Done in 60 Seconds” é uma competição de curtas-metragens que recebe candidaturas de cineastas de 19 países de todo o mundo. O desafio é que os participantes recriem o seu filme preferido em apenas 60 segundos. O concurso está aberto a pessoas de todas as áreas, quer seja a um animador com talento para o Claymation, um viciado em acção com um orçamento para efeitos especiais, ou mesmo um director de primeira viagem a filmar o seu filme num smartphone. Na verdade, a competição “Done in 60 Seconds” está aberta a todos os que têm paixão por cinema.

Este ano, a Jameson e a Empire vão realizar uma série de Google Hangouts onde os cineastas iniciantes poderão ligar-se em directo para obterem dicas e truques exclusivos de nomes da indústria cinematográfica.

As candidatura estão abertas até dia 20 de Janeiro de 2014, e o regulamento poderá ser consultado em http://www.jamesonempirediss.com/. Depois de todos os participantes terem submetido os seus filmes, tem início as fases de avaliação.

As candidaturas nacionais serão avaliadas pelo júri constituído pelos mesmos jurados que o Shortcutz Festival de Curtas. O vencedor português ganha uma viagem a Londres, para duas pessoas, com estadia num luxuoso hotel, para a Final Internacional do “Done in 60 Seconds”, no dia 28 de Março de 2014, onde competirá com os restantes candidatos de todo o mundo. A complementar o prémio, terá ainda direito a participar em festas privadas.

Um painel internacional de juízes escolherá, de entre todos os vencedores locais, uma shortlist de cinco nomeados “Done in 60 Seconds” que participarão na gala “Jameson Empire Awards”, dia 30 de Março, onde será anunciado o vencedor e apresentado o vídeo que lhe granjeou o prémio.

O vencedor da edição de 2013 foi o animador britânico Philip Askins com o seu film noir a re-imaginação de Blade Runner.

Artigos relacionados