Inditex volta a crescer nos lucros
É apenas mais 1%, mas a verdade é que o Grupo Inditex, proprietário da Zara, registou um crescimento no seu primeiro semestre fiscal (de Fevereiro a Julho), por comparação a igual período de 2012. Os lucros líquidos atingiram os 951 milhões de euros.
O aumento do número de lojas e a entrada em novos mercados terão sido os dois principais factores que permitiram ao Grupo de Amancio Ortega manter os níveis de facturação. As vendas aumentaram 6% para 7655 milhões de euros, e a facturação 2% em superfície comparável (lojas que estão abertas há mais de um ano), segundo dados divulgados pelo Grupo.
Ainda de acordo com a Inditex, o EBITDA (resultados operacionais reais antes de provisões, impostos e amortizações) foi de 1,6 mil milhões de euros, valor muito próximo do registado há um ano.
Em comunicado a Inditex refere que, por zonas geográficas, no primeiro semestre, Espanha continuou a perder peso na facturação global da empresa, passando de 21,5% para 19,3% das vendas totais, com a Ásia a ganhar 1,5 pontos percentuais para 21,7%. Por sua vez, a América representou 14,4% das vendas e a Europa (sem Espanha) 44,6%.
No final de Julho, o Grupo galego respondia por 6104 lojas presentes em 86 países e lojas online em 24 países, empregando actualmente 122.579 pessoas em todo o mundo.