beActive vence batalha contra DC Comics/Vertigo

CoverCollider_2A beActive, produtora portuguesa de conteúdos multiplataforma, ganhou uma batalha contra a norte-americana DC Comics/Vertigo, obrigando esta empresa a alterar o nome da sua nova série de comic books de Collider para Federal Bureau of Physics.

Tudo porque a empresa nacional já tinha publicado (e obtido o registo da respectiva marca) um livro de banda desenhada com o nome Collider a nível mundial no Verão de 2012, obra que chegou em Janeiro de 2013 ao Top5 da Comics Plus, a maior loja online dos EUA.

Doze artistas estiveram envolvidos na concepção gráfica e na produção desta banda desenhada durante um período de 10 meses. O livro de banda desenhada Collider é da autoria de Mike Garley com base nas personagens e na história e universo Collider desenvolvido por Nuno Bernardo. No Outono de 2012 a banda desenhada foi transformada em curtas-metragens usando a técnica de motion comics e divulgadas no YouTube, tendo obtido mais de 250.000 visualizações. Recentemente, estes filmes de curta-metragem foram exibidos no Festival Internacional de Cinema de Galway, na Irlanda.

Esta vitória acontece no momento em que a beActive se prepara para lançar nas salas de cinema em Portugal (em Novembro de 2013) e no Reino Unido e Irlanda (em Janeiro de 2014) o filme Collider baseado neste livro de banda desenhada.

O filme, cujas rodagens decorreram em Dublin em 2012, conta com a participação dos atores portugueses Teresa Tavares e Marco Costa. O livro Collider estará ainda este mês à venda nas lojas da especialidade em Portugal antecipando a estreia do filme.

Artigos relacionados