Lucros da Portucel caem 7,6% no primeiro semestre
A Portucel reportou um resultado líquido consolidado de 97,7 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, menos 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Entre Janeiro e Junho, a produtora de pasta e papel aumentou o volume de vendas em 1,8%, em termos homólogos, para 756,1 milhões de euros, sendo que 602,7 milhões de euros resultaram das exportações para mais de 100 países. “Apesar do contexto económico adverso, o bom desempenho dos negócios de pasta e de energia permitiu um crescimento do valor global das vendas”, refere a empresa em comunicado.
De acordo com a Portucel, o negócio de energia foi impulsionado pela consolidação integral da Soporgen, empresa de cogeração de gás natural no complexo industrial da Figueira da Foz, após a aquisição dos remanescentes 82% do capital social à EDP, no início deste ano.
Em contrapartida, o volume de vendas de papel diminuiu cerca de 2%, tendo o preço médio sofrido uma descida equivalente, devido, entre outros factores, à “deterioração do preço de referência no mercado europeu”, explica a empresa.
No primeiro semestre, o EBITDA consolidado da Portucel caiu 6,4%, para 175,1 milhões de euros, enquanto a margem EBITDA regrediu 0,2 pontos percentuais, para 23,2%.
Já os resultados financeiros foram negativos em 7,7 milhões de euros, menos 11,2% em relação ao valor registado no período homólogo, o que resulta “em grande medida da substancial redução da dívida líquida face ao final do primeiro semestre de 2012”.