Vendas de automóveis na Europa caem para mínimo histórico

Em Janeiro, foram vendidos 885.159 automóveis no mercado europeu, o que representa uma quebra de 8,7% em relação às 969.219 unidades vendidas em igual período do ano anterior, de acordo com os dados da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA). Os números revelam o pior arranque anual desde 1990, altura em que a ACEA começou a compilar os dados.

De acordo com a ACEA, a Ford (-26%), a PSA Peugeot Citröen (-16%) e a Toyota (-16%) foram as empresas que registaram as quebras mais acentuadas no mês de Janeiro. A Ford anunciou em Outubro passado o encerramento de três fábricas no mercado europeu, com o consequente despedimento de 5.700 trabalhadores, enquanto a PSA Peugeot Citröen anunciou, em Julho, um plano de reestruturação que prevê o encerramento da fábrica de Aulnay-sous-Bois, no norte de Paris, até 2014, e a eliminação de 14 mil postos de trabalho.

Também a Volkswagen registou uma quebra de 5,5% nas vendas, enquanto na Renault o decréscimo foi de 6,1%.

Situação distinta parece ser a das marcas do segmento de luxo. Em Janeiro, as vendas da BMW cresceram 6,4%, enquanto a Daimler (que detém a Mercedes-Benz) ganhou 4,7%.

Ainda segundo a ACEA, as vendas de automóveis caíram 8,6% na Alemanha e 15% em França, a primeira e a segunda maiores economias da região, respectivamente. Os resultados negativos estenderam-se aos mercados italiano (-18%), britânico (-11%) e espanhol (-9,6%).

Recorde-se que as vendas na UE-27 caíram para um mínimo de 17 anos em 2012.

Artigos relacionados