Semana de greve na Iberia cancela mais de 1200 voos
Os cerca de 20 mil trabalhadores da companhia aérea Iberia começaram hoje uma greve que se estende até à próxima sexta-feira e é a maior dos 80 anos de história da empresa. Os trabalhadores contestam o plano de reestruturação anunciado em Novembro passado e que prevê a eliminação de 3.807 postos de trabalho (cerca de 19% da força laboral total da companhia).
A greve, à qual aderiram os funcionários de voo e de terra da Iberia, marca apenas o início de protestos que se vão prolongar até Março e que prevêm a realização de outras duas paralizações de cinco dias cada uma.
De acordo com a agência Efe, a greve afectará ainda algumas das 120 companhias às quais a Iberia presta serviços de assistência em terra (handling), sendo que as mais prejudicadas serão as do seu próprio grupo – Iberia Express, Vueling e Air Nostrum.
No total, a paralização irá obrigar ao cancelamento de mais de 1.220 voos esta semana, dos quais 415 correspondem à Iberia (39% dos 1.062 programados), 354 à Vueling (29% do total), 357 à Air Nostrum e 96 à Iberia Express (30%). Só hoje foram cancelados 236 voos, dos quais 81 correspondem à Iberia, 20 à Iberia Express, 78 à Vueling e 57 à Air Nostrum.
A empresa garante que, graças a um plano de emergência, conseguiu recolocar 60 mil dos 70 mil (cerca de 85%) passageiros que tinham voo marcado esta semana em voos alternativos. Os restantes passageiros serão reembolsados.
A greve foi convocada pelos sindicatos de trabalhadores de terra e tripulantes de cabine de passageiros (TCP), que representam 93% dos trabalhadores, “em defesa da integridade e viabilidade de uma empresa histórica do sector aéreo espanhol que, podendo ser competitiva, será, finalmente, desmantelada”. Para esta primeira jornada de protestos está ainda prevista uma marcha em direcção ao aeroporto de Madrid-Barajas e, posteriormente, uma concentração junto ao terminal T-4 daquele aeroporto.
Serviços mínimos
Esta manhã, a Iberia assegurou que está a cumprir os serviços mínimos previstos e que a primeira jornada de protestos dos trabalhadores está a decorrer sem incidentes e com “relativa normalidade”. A empresa informou ainda que, até às 8h30 foram realizados 38 dos 105 voos previstos para o dia de hoje.
A Iberia, que fundiu com a British Airways em 2011 para formar o International Airlines Group (IAG), reportou um prejuízo de 262 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2012.