Facebook poderá passar a localizar amigos
O Facebook está a desenvolver uma aplicação móvel capaz de informar os utilizadores sobre amigos que estejam geograficamente próximos de si, avança a agência Bloomberg.
De acordo com a Bloomberg, que cita fontes ligadas ao processo, a aplicação deverá ser apresentada em meados de Março. A aplicação, que concorrerá com serviços como Find my Friends ou Foursquare, irá emitir um aviso ao utilizador sempre que um dos seus amigos estiver próximo de si, mesmo quando não estiver aberta no dispositivo móvel.
Recorde-se que, através do serviço Places, o Facebook já permite que os utilizadores adicionem uma localização às suas publicações (texto e conteúdos multimédia).
De acordo com a Bloomberg, a app está a ser desenvolvida por uma equipa liderada por Peter Deng, director de produto que saiu da Google em 2007. A equipa inclui ainda engenheiros da Glancee, uma startup especializada em tecnologia de geolocalização adquirida pelo Facebook em Maio do ano passado, bem como elementos da Gowalla, uma rede social baseada em geolocalização também adquirida pela empresa em 2011, mas entretanto descontinuada.
O desenvolvimento da aplicação representa mais um passo do Facebook para estimular a utilização da rede social nos dispositivos móveis, e alavancar as receitas neste segmento. Recorde-se que, no último trimestre do ano passado, os anúncios na plataforma móvel tiveram um peso de 23% sobre as receitas globais da empresa, que atingiram 1,33 mil milhões de dólares. Os resultados levaram o CEO, Mark Zuckerberg, a referir que o Facebook é hoje «uma companhia da era mobile».
Actualmente, cerca de 64% dos utilizadores do Facebook acedem ao serviço a partir de smarpthones ou tablets.