A campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, volta a mobilizar farmácias e cidadãos de todo o país para um gesto simples que faz a diferença no acesso à saúde. Na sua 14.ª edição, esta iniciativa solidária apoia o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, um fundo autónomo e auditado que garante o acesso a medicamentos essenciais a pessoas em situação de vulnerabilidade económica. Presente em cerca de 600 farmácias em todo o território nacional, a campanha tem sido determinante para reforçar a resposta social da Associação, que desde 2016 já apoiou mais de 43 mil pessoas e assegurou a dispensa de mais de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos.
Por Sandra M. Pinto
Em entrevista à Marketeer, Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude, explica os objetivos da campanha, o seu impacto social e as estratégias de comunicação que permitem transformar pequenos donativos em saúde, dignidade e qualidade de vida.
Qual é o principal objetivo da campanha “Dê Troco a Quem Precisa” e o que a torna especial nesta 14.ª edição?
A Campanha Dê Troco a Quem Precisa ocorre duas vezes por ano e é uma campanha de angariação de fundos promovida pela Associação Dignitude, a favor do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. O Programa abem: é um projeto lançado pela Associação Dignitude, com o objetivo de garantir o acesso aos medicamentos prescritos a quem não tem dinheiro para os adquirir.
Esta campanha tem âmbito nacional (continente e regiões autónomas) e decorre em cerca de 600 Farmácias aderentes. Até dia 26 de dezembro, os portugueses são convidados a doar o troco resultante das suas compras ou o valor que desejarem, na Farmácia. Todos os donativos revertem integralmente para o Fundo Solidário abem:, um fundo autónomo e auditado, sendo utilizados exclusivamente para garantir o acesso a medicamentos essenciais à vida de quem mais precisa, tornando cada pequeno gesto num contributo concreto para transformar vidas.
Que impacto a campanha tem tido ao longo dos anos no acesso a medicamentos para famílias em situação de vulnerabilidade?
Ao longo dos anos, a campanha “Dê Troco a Quem Precisa” tem desempenhado um papel decisivo no reforço da capacidade de resposta do Programa abem:, permitindo aumentar os fundos de que dispõe para apoiar cada vez mais pessoas vulneráveis no acesso aos medicamentos de que precisam. Desde 2016, ano em que o Programa teve início, já apoiámos mais de 43 300 pessoas e já dispensámos mais de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos. Estes números traduzem um impacto concreto na vida dos beneficiários, ao melhorar a sua condição de saúde, através do cumprimento da terapêutica. O apoio prestado contribui também para uma melhoria da qualidade de vida dos beneficiários, ao reduzir a necessidade de cortar noutras despesas essenciais e aumenta o seu sentimento de inclusão e independência.
Como é selecionado o beneficiário do Programa abem: e de que forma as farmácias participam no processo?
A referenciação dos beneficiários ao Programa abem: é realizada por Entidades Referenciadoras locais como IPPS, Cáritas, Misericórdias e Autarquias, com base em critérios previamente definidos e protocolados. Quando um agregado familiar cumpre estes critérios, a entidade pode integrá-lo no Programa.
O beneficiário abem: é referenciado por estas entidades locais e tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa Farmácia abem: para poder adquirir, sem custos para si, os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos pelo médico.
As Farmácias abem: desempenham um papel central: são o ponto onde os beneficiários acedem, sem custos, aos medicamentos de que necessitam, sendo também doadoras regulares do Fundo Solidário abem:. Para além disso, têm um papel ativo na sinalização de situações de vulnerabilidade económica entre os seus utentes e na divulgação do Programa junto da comunidade.
Existem metas específicas ou indicadores que a Associação Dignitude procura alcançar durante esta edição da campanha?
O objetivo é sempre conseguir angariar o maior número de fundos possível para que consigamos ajudar cada vez mais pessoas no acesso aos medicamentos de que precisam. Cada contributo recolhido representa uma maior capacidade de resposta a situações de carência socioeconómica, traduzindo-se em mais terapêuticas asseguradas e numa melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade.
Que mecanismos estão disponíveis para que os cidadãos façam as suas doações além de deixar o troco na farmácia?
Além das doações nas farmácias, qualquer pessoa pode fazer o seu donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7). Podem ainda tornar-se Amigos abem: e fazer donativos periódicos, estando a informação disponível em www.abem.pt
De que maneira a campanha ‘Dê Troco a Quem Precisa’ comunica o seu impacto ao público e incentiva a participação nas farmácias?
A campanha “Dê Troco a Quem Precisa” aposta numa comunicação próxima e multicanal, para dar visibilidade ao seu impacto e mobilizar a participação do público. A campanha é comunicada massivamente através dos órgãos de comunicação social, mas também através dos canais da própria Associação Dignitude, incluindo site e redes sociais.
A comunicação é ainda reforçada no terreno pelas farmácias aderentes e pelas entidades parceiras, que desempenham um papel fundamental na sensibilização direta dos cidadãos. Paralelamente, a campanha marca presença em diversos pontos do país através de mupis e outros suportes de comunicação.
Que canais de marketing e comunicação têm sido mais eficazes para mobilizar doadores e aumentar a visibilidade da iniciativa?
A presença nos meios de comunicação social — imprensa, rádio e televisão — tem sido particularmente eficaz na amplificação da visibilidade do Programa abem:, permitindo alcançar novos públicos e potenciais doadores.
Paralelamente, o Programa aposta em canais próprios de comunicação, como redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn), website e uma newsletter mensal, que reforçam a notoriedade, promovem a proximidade e incentivam donativos regulares. A visibilidade é ainda fortalecida através de prémios, divulgação em outdoors e mupis digitais, campanhas solidárias, leilões e da Conferência abem:, realizada anualmente e que reúne parceiros, farmácias, voluntários, empresas doadoras e associados para apresentação dos resultados e da avaliação de impacto.
De que forma a Associação Dignitude utiliza storytelling ou exemplos de beneficiários para envolver emocionalmente o público na campanha?
Os beneficiários estão no centro do Programa abem: e são a principal razão da existência da campanha “Dê Troco a Quem Precisa”. Por razões óbvias, a vulnerabilidade a que estas pessoas estão sujeitas leva a um cuidado acrescido da nossa parte sempre que nos permitem que contemos a sua história. Falamos de pessoas que vivem com grandes carências económicas, além dos problemas de saúde. Assim, temos tido muito cuidado em preservar a sua dignidade, enquanto tentamos mostrar como os donativos que destinam a este Programa podem realmente mudar a vida das pessoas.
Que aprendizagens de marketing adquiriram em edições anteriores que estão a aplicar nesta 14.ª edição da campanha?
Uma das aprendizagens mais relevantes tem sido a importância de comunicar com clareza tanto os objetivos como o impacto concreto do Programa abem: e da Campanha Dê Troco a Quem Precisa na vida das famílias apoiadas. A transparência continua a ser um eixo estratégico na nossa comunicação: os medicamentos são financiados exclusivamente pelo Fundo Solidário abem:, constituído 100% pelos donativos angariados e utilizado exclusivamente para a comparticipação de medicamentos aos beneficiários abem:. Os custos de estrutura são assegurados pelos Associados, pelos investidores sociais, e pela Portugal Inovação Social.
A equipa mantém ainda contacto direto com entidades parceiras para dinamizar as Campanhas de angariação de fundos, reforçando a comunicação das iniciativas através de redes sociais, mupis e outros meios disponíveis.
Adicionalmente, salientamos a importância do apoio de parceiros como a Agência de Meios Universal McCann (UM) e a WL Partners, que nos acompanham e apoiam na divulgação destas campanhas de angariação de fundos.
Legenda foto: Mario Lopes Pereira. Lisboa, 26 de Maio de 2025. Trabalho para ANF. Campanha “Dê troco a quem precisa” da Dignitude. Na Farmacia Exposul em Lisboa














