As artérias, vasos responsáveis por transportar oxigénio e nutrientes essenciais às células do corpo, podem sofrer danos graves quando determinados hábitos de vida não são controlados. Especialistas em hemodinâmica e cardiologia intervencionista, identificam a alimentação inadequada e o sedentarismo como os dois principais fatores que contribuem para o entupimento arterial, avança o metropoles.
Diz a publicação que “estes hábitos provocam uma agressão contínua às paredes das artérias, favorecendo inflamação crónica, acumulação de colesterol, pressão arterial elevada e níveis de açúcar no sangue acima do recomendado. Ao longo dos anos, estas agressões podem levar à formação de placas ateroscleróticas, bloqueando progressivamente o fluxo sanguíneo e comprometendo a função de órgãos e músculos”.
Os especialistas reforçam que a aterosclerose, popularmente conhecida como “artérias entupidas”, é uma das principais causas de morte em todo o mundo, estando associada a doenças graves como enfarte, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e perda de força do coração.
Importa reforçar a importância da prevenção e os hábitos saudáveis.














