O recrutamento em marketing continua a enfrentar desafios, desde a redução de equipas sem um CMO até ao crescimento da procura por profissionais de marketing de performance e redes sociais. O panorama da contratação de profissionais da área permanece complicado, mesmo com as mudanças nas exigências do mercado, de acordo com um artigo recente da Marketing Week.
Nos últimos anos, muitos profissionais de marketing têm-se questionado sobre quando a situação de recrutamento vai melhorar, tanto em termos da quantidade de vagas disponíveis como da qualidade dos processos de selecção. Contudo, os dados exclusivos da IPA Bellwether, citados pela Marketing Week, revelam que as dificuldades provavelmente vão continuar. Cerca de um quinto (22,8%) dos responsáveis de marketing preveem cortar nas suas equipas neste trimestre, mantendo-se baixa a intenção de recrutamento.
Os desafios macroeconómicos continuam a ter um impacto persistente na contratação, uma situação que já dura há algum tempo.
Esta situação reflete um cenário em que, apesar das mudanças na forma como as empresas abordam as suas estratégias de marketing, os profissionais continuam a enfrentar um mercado incerto e com oportunidades limitadas. O foco em áreas como o marketing de performance e a gestão de redes sociais, por exemplo, está a crescer, mas a falta de um CMO ou a redução de equipas tornam o recrutamento cada vez mais difícil, como aponta a Marketing Week.
Enquanto isso, os profissionais da área procuram formas de se adaptar a este “modo à espera”, aguardando uma recuperação que ainda parece distante.














