Facebook pode criar taxa sobre mensagens

A rede social de Mark Zuckerberg começou a estudar a possibilidade de cobrar uma taxa sobre mensagens enviadas por desconhecidos.

O Facebook Messages, testado por enquanto apenas nos Estados Unidos, permite o envio de mensagens electrónicas para utilizadores fora da rede de contactos mediante o pagamento de um dólar. O serviço assegura que as mensagens são entregues na caixa de correio principal e não numa pasta diferenciada para correio indesejado, introduzida em 2011. A pasta «Outros» pode facilmente ser ignoradas pelos utilizadores.

O Facebook pretende determinar se a criação de um «sinal financeiro» poderá melhorar a entrega de mensagens «úteis e relevantes», afirmaram os responsáveis da rede social citados pela AP. Actualmente, a entrega de mensagens é controlada através de filtros e algoritmos, como as ligações entre amigos, para evitar spam.

«Se quiser enviar uma mensagem a alguém que ouviu discursar num evento mas que não é seu amigo ou se quiser enviar uma mensagem a propósito de uma oportunidade de emprego», este serviço assegura que esses contactos saibam «que tem uma mensagem importante para eles», explica-se no blogue do Facebook.

Artigos relacionados