Detidos dois indivíduos e apreendidos no total, aproximadamente, 35 mil brinquedos. É este o resultado da operação nacional de prevenção criminal que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, na última semana, através das suas Unidades Regionais. O objectivo foi combater à contrafação em brinquedos e produtos com apelo infantil suscetíveis de colocar em risco a saúde e segurança dos consumidores mais jovens.
Esta ação teve como objetivo verificar o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis à comercialização de brinquedos e à segurança geral dos produtos, com especial enfoque nos artigos da marca Pop Mart – Labubu e similares, pela popularidade junto da camada mais jovem.
Segundo nota da ASAE, foram fiscalizados mais de 40 operadores económicos, entre importadores e distribuidores, com especial incidência em entrepostos comerciais de grande volume e estabelecimentos de venda a retalho, tendo resultado na instauração de 28 processos-crime por contrafação, imitação e uso ilegal de marca e, ainda, a aposição indevida da marca CE, ausência de rotulagem em língua portuguesa e incumprimento dos deveres legais do distribuidor.
Recorde-se que desde 2024, os bonecos Labubu tem vindo a transformar-se num fenómeno global com o brinquedo “ugly‑cute” da Pop Mart a conquistar fãs com o seu design excêntrico, embalagens em blind box e edições limitadas. Uma tendência que já chegou às marcas e luxo, com a Louis Vuitton a lançar uma nova linha de pendentes de “monstrinhos” colecionáveis. A maison do grupo LVMH aposta numa versão sofisticada e altamente instagramável destes acessórios, que combinam o apelo lúdico com a estética de luxo que caracteriza a marca.














