Campari junta-se a Cata Vassalo para celebrar a arte de desafiar convenções

EntrevistaNotícias
Marketeer
15/09/2025
11:30
EntrevistaNotícias
Marketeer
15/09/2025
11:30


Partilhar

A designr de joias Cata Vassalo apresentou a terceira edição da Utopia, transformando Lisboa na sua própria “Neverland”. 59 convidados atravessaram a passerelle, incluindo a própria diretora criativa da marca, Catarina Vassalo, numa celebração do impossível, da imaginação e da liberdade de expressão. Um palco que serviu também de palco a um conjunto de marcas parceiras, como Campari.

À conversa com a Marketeer, Margarida Prates, brand nanager da Campari diz acreditar «que esta é apenas a primeira etapa de um caminho a trilhar com Campari em território nacional». Até porque, sublinha, a história da marca mostra que sempre esteve próxima das artes e das tendências. «A moda surge como um caminho natural para a marca em Portugal, dando continuidade a este legado num território artístico de relevo no nosso país. É um território que partilha os mesmos códigos da Campari», esclarece Margarida Prates.

Com várias parcerias e trabalhos anteriores no mundo da Arte, o que levou a Campari a comunicar a marca, também, no território da moda?
Campari soma mais de 160 anos de história marcada por parcerias culturais de referência — os trabalhos de Cappiello, os cartazes futuristas de Depero, o cinema de Fellini e os calendários icónicos com atrizes de renome como Penelope Cruz ou Uma Thurman. No cinema, destacam-se naturalmente colaborações icónicas como a com o Festival de Cannes e o Festival de Veneza — palcos incontornáveis da sétima arte onde a marca tem afirmado a sua presença com força e relevância. A moda surge, assim, como um caminho natural para a marca em Portugal, dando continuidade a este legado num território artístico de relevo no nosso país. É um território que partilha os mesmos códigos da Campari — a iconicidade, o glamour e a sofisticação — e que nos permite expressar a nossa Red Passion num palco que dita tendências e conecta diretamente com um consumidor cosmopolita, curioso e cada vez mais à procura de experiências completas.

E porquê a associação a Cata Vassalo?
O trabalho da Cata Vassalo com o Utopia traduz muito bem aquilo em que acreditamos: desafiar convenções, transformar o impossível em possível, criar impacto visual e emocional, e oferecer experiências diferenciadoras ao consumidor. É um match perfeito com Campari, que há mais de 160 anos faz exatamente isso — mantém a essência intacta, mas reinventa a forma de se ligar às pessoas. Esta parceria permite-nos entrar num universo de moda que é simultaneamente artístico, imersivo e emocional, e posiciona Campari ao lado de uma marca que reflete inovação, diversidade e ousadia.

O que é que a presença no evento poderá trazer para a marca?
Em primeiro lugar, esta presença reforça a nossa presença cultural — estar no cruzamento da moda, arte e lifestyle é ser relevante para o consumidor de hoje. Depois, é uma oportunidade de gerar brand awareness de um modo diferenciado: Campari não é apenas uma bebida, é um ícone. E claro, o mais importante: trazer o consumo de Campari para um contexto aspiracional. Quando alguém experimenta um Negroni ou um Campari Spritz num ambiente como o Utopia, a experiência ganha outra dimensão, fica gravada na memória e é marcante para o consumidor. Essencialmente, Utopia by Cata Vassalo é o evento ideal para tornar Campari ainda mais relevante junto de públicos que valorizam experiências únicas e marcantes.

Quer contar como foi pensada a ativação para o desfile?
A nossa ativação foi pensada para unir dois eixos da nossa estratégia: visibilidade icónica e experiência de consumo. Tivemos dois “Cocktail bars” exclusivos da marca, um em cada zona do evento (exterior e interior), onde oferecemos uma experiência elevada aos convidados, com uma seleção dos melhores cocktails Campari – entre eles o Negroni, cocktail incontornável na nossa história e cada vez mais valorizado pelo consumidor contemporâneo – é o cocktail nº 1 no mundo há já 3 anos consecutivos.
Adicionalmente, tivemos uma activação interactiva, inspirada no legado artístico de Campari. A ideia foi simples: transformar cada convidado num ícone, com um espaço inspirado em capas de revista, onde qualquer pessoa podia “viver a capa” e sentir-se parte da história das duas marcas. Tornou-se assim na metáfora perfeita para ligar Campari & Cata Vassalo.
Acreditamos que todo o envolvente do evento e o seu conceito inovador combinam perfeitamente com o glamour e sofisticação Campari, e deram certamente aos convidados uma experiência de consumo diferenciada.

Este poderá ser a primeira de outras parcerias neste universo? Que expectativas?
Acreditamos que esta é apenas a primeira etapa de um caminho que queremos trilhar com Campari em território nacional. A história da marca mostra que sempre estivemos próximos das artes e das tendências, e a moda representa uma oportunidade de continuar essa linha de consistência estratégica, mas num contexto diferente e culturalmente relevante para o consumidor atual. Neste momento, estamos entusiasmados por acompanhar os resultados desta colaboração com a Cata Vassalo e perceber o impacto que terá tanto na marca como na perceção do consumidor. Esse será o ponto de partida para avaliar como e quando faz sentido aprofundar este território no futuro.




Notícias Relacionadas

Ver Mais