Larry Ellison ultrapassa Elon Musk e torna-se no homem mais rico do mundo

Notícias
Marketeer
11/09/2025
14:20
Notícias
Marketeer
11/09/2025
14:20


Partilhar

Num movimento inesperado nos mercados, Larry Ellison, cofundador e presidente da Oracle, superou Elon Musk e assumiu o lugar de homem mais rico do mundo, de acordo com os dados mais recentes do Bloomberg Billionaires Index citados pelo El País.

A valorização impressionante das ações da Oracle, +36,1% só na sessão de quarta-feira em Wall Street, atingindo os 328 dólares por ação, um novo máximo histórico, impulsionou diretamente a fortuna de Ellison para os 393 mil milhões de dólares, ultrapassando os 385 mil milhões de Musk.

Esta subida marca um feito sem precedentes: segundo o Bloomberg, trata-se do maior incremento de riqueza pessoal num único dia desde que há registos, com mais de 101 mil milhões de dólares adicionados à fortuna do magnata da tecnologia.

A ascensão meteórica do valor de mercado da Oracle está diretamente ligada à expansão do seu negócio de cloud computing e infraestruturas baseadas em IA. A empresa revelou esta semana que a sua carteira de contratos no segmento cloud já se aproxima dos 500 mil milhões de dólares (cerca de 428 mil milhões de euros), com clientes de peso como a Meta, OpenAI e xAI, esta última, curiosamente, uma start-up fundada pelo próprio Elon Musk.

Com este desempenho, a Oracle poderá ultrapassar nas próximas sessões os 800 mil milhões de dólares em capitalização bolsista, segundo estimativas citadas pelo Expansión. Até ao início desta semana, a empresa já tinha acumulado uma valorização de 46% desde Janeiro.

Elon Musk, que ocupava a liderança do ranking desde 2021 (quando superou Jeff Bezos e Bernard Arnault), vê agora a sua fortuna afectada pela queda de cerca de 14% das acções da Tesla em 2025. Com esta desvalorização, Musk deixa temporariamente o topo da lista, após 300 dias consecutivos como o mais rico do mundo.

Paralelamente, o crescimento exponencial da Nvidia, com uma valorização que fez a empresa ultrapassar a marca dos 4 biliões de dólares em capitalização bolsista, também colocou o seu CEO, Jensen Huang, entre os mais ricos do mundo. Com uma fortuna estimada em 150 mil milhões de dólares, Huang superou nomes históricos como Warren Buffett, Michael Dell e Bill Gates.




Notícias Relacionadas

Ver Mais