É já de 26 a 28 de Setembro que se realiza a segunda edição do Norte Surf Fest, que promete uma programação que vai muito além do surf, incluindo um ciclo de conversas, música ao vivo, acções de limpeza nas praias e outras actividades gratuitas para as famílias.
As Surf Talks decorrerão no Forte de S. Francisco Xavier e no terminal de cruzeiros do Porto de Leixões e contarão com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Na programação, destaca-se a homenagem ao surfista Abílio “Billy” Pinto, falecido há poucos meses, considerado um dos principais impulsionadores da modalidade na região norte. O painel contará ainda com a presença de nomes como Tom Carroll, João de Macedo, Jess Ponting, Pedro Pastilha e Emi Koch, para um conjunto de conversas centradas nos temas do surf, sustentabilidade, cultura, inovação e bem-estar.
O festival incluirá também dois momentos competitivos: o Surf Challenge, no dia 27, reservado a convidados da organização com percurso relevante no surf do Grande Porto; e o OC4 Surfing Challenge, uma prova internacional de surf em canoas havaianas, organizada em parceria com o Ocean Clube Ericeira, que terá lugar na Praia de Matosinhos. Em parceria com a associação Surfit Terapêutica, serão ainda disponibilizadas sessões de surf adaptado a instituições de solidariedade social da região.
Já ao nível musical, o cartaz inclui nomes como Souls of Fire, Not All Tails, Population 5 e Sadhäna, que irão actuar no Jardim do Senhor do Padrão, nos dias 26 e 27. A fotografia também marca presença com a exposição Surf Expo by Insta360, dedicada às “Ondas do Norte”.
Além de tudo isto, serão promovidas actividades para crianças das escolas do Porto e Matosinhos, nomeadamente a acção Surf & Rescue, desenvolvida em parceria com a Associação de Escolas de Surf de Portugal e o Instituto de Socorros a Náufragos, que sensibiliza os jovens para a segurança aquática e salvamento; e de limpeza de praia, com o apoio da empresa dinamarquesa Vestas. Ambas as iniciativas terão lugar na Praia de Leça da Palmeira.
O festival é de entrada livre e gratuita, à excepção das Surf Talks, que terão um custo diário a partir de 17,50 euros.














