Toyota recolhe quase 2,8 milhões de veículos

A fabricante automóvel japonesa Toyota vai chamar à revisão 2,77 milhões de veículos em todo o mundo, devido a problemas identificados na bomba de água dos modelos híbridos e numa peça da coluna de direcção.

Os problemas afectam, ao todo, nove modelos da marca, incluindo o Avensis, o Corolla e o Prius de segunda geração, de acordo com um documento enviado pela Toyota ao Ministério dos Transportes japonês, citado pelo The Guardian.

Apesar de a marca assegurar que não há registo de acidentes derivados destes eventuais problemas técnicos, só no Japão serão recolhidos, por precaução, cerca de 1,5 milhões de automóveis, fabricados entre Agosto de 2000 e Janeiro de 2012, segundo a agência Reuters. Na Europa, serão cerca de 496 mil os veículos recolhidos, e nos Estados Unidos 670 mil.

No seu site oficial, a Toyota disponibiliza uma ferramenta que permite aos clientes saberem se os seus modelos podem estar em risco. Para além disso, a marca vai contactar os proprietários de todos os veículos potencialmente afectados durante as próximas seis semanas, para aconselhá-los a deslocarem-se ao concessionário mais próximo. A marca nipónica garante que a maioria dos problemas pode ser resolvida em cerca de hora e meia.

Recorde-se que no mês passado, a Toyota, a maior fabricante automóvel mundial, anunciou a recolha de 7,43 milhões de veículos à escala mundial, após ter detectado um potencial problema nos vidros eléctricos em 14 modelos. Em Portugal, a Salvador Caetano, importadora da marca, anunciou na altura que são quase 21 mil os veículos potencialmente afectados, referentes a quatro modelos da marca (Yaris, Corolla, Auris e RAV4) produzidos entre Setembro de 2006 e Dezembro de 2008. No mercado português, os veículos começam a ser chamados à revisão este mês.

Artigos relacionados