O Grupo Nabeiro-Delta Cafés apresentou, esta manhã, a Delta House, uma nova marca que agrega as marcas alimentares do Grupo sob uma identidade única.
Trata-se de uma marca criada com o papel de consolidar todas as marcas do Grupo Nabeiro na área da distribuição alimentar. «No fundo mais do que uma marca é a materialização daquilo que é a nossa estratégia multicategoria (café, alimentação e bebidas), e da nossa ambição de sermos reconhecidos (em Portugal e além-fronteiras) como uma referência na distribuição e gestão de marcas alimentares», disse no evento de apresentação da Delta House, em Belém (Lisboa), Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.
Mas esta é uma história que se começa a contar em 1961, ano em que foi lançado o primeiro produto da Delta. Passar-se-iam várias décadas até que a empresa fosse desafiada pela espanhola Nutrexpa (conhecida pelo Cola Cao) para distribuir no canal Horeca os Phoskitos. «Foi a primeira vez que nos aventurámos a distribuir um produto que não era café. Percebemos que tínhamos aqui uma oportunidade, ainda que tenha sido um fracasso porque era um produto que não se adaptava bem à nossa forma de distribuição», recorda Rui Miguel Nabeiro. Ainda assim foi o início do caminho de diversificação no Grupo Nabeiro porque logo depois bater-lhes-ia à porta a Tetley para que fizessem a distribuição dos seus chás.
O resto são duas décadas de história: o grupo começou a representar diversas marcas internacionais e a lançar marcas próprias em categorias completamente diferentes. Hoje o portfólio tem mais de 70 marcas no segmento alimentar que representam, segundo número apresentados pelo CEO, 22% do que são as vendas, ou seja, mais de 120 milhões de euros de facturação em marcas que não são marcas de café.
«Com esta multiplicidade de marcas e de segmentos sentimos que era o momento de agregar, organizar e reunir todas estas marcas sob o mesmo tecto e criar uma casa para todas estas marcas.» Nascia, assim, a Delta House.
E são quatro os grandes objectivos que o grupo tem para a Delta House: potenciar uma estratégia de diversificação de negócio multicategoria; unificar as diversas marcas do grupo da área alimentar sob uma identidade comum; facilitar uma abordagem comercial que consolide a posição no mercado nacional e o crescimento internacional; e promover um modelo flexível para integrar novas categorias e segmentos do sector alimentar.
«O grande objectivo é, de facto, quando estamos com os nossos clientes ou com os consumidores, que eles percebam que há aqui um umbrela que dá, no fundo, uma chancela da qualidade do grupo de Nabeiro a todas as marcas que nós representamos. Essa é a grande vantagem da marca Delta House. Passa por arrumar e dar a credibilidade que o grupo e que estas marcas merecem», sublinha o CEO.
As equipas passaram a ser vendedores da Delta House. Vendem Delta, água do Alardo, água de Monchique, cerveja Stella Artois, gelados da Swee…
Rui Miguel Nabeiro está convencido de que esta estratégia também ajudará a empresa no caminho rumo ao top 10 mundial, apesar de ainda faltar subir 12 degraus. «Hoje, quando chegamos a um cliente, já não vendemos só café, temos um portfólio muito interessante de marcas. As que não são nossas são todas marcas conhecidas e muito fortes. Isso dá-nos mais poder negocial, mais capacidade de alavancar as vendas e uma força diferente.»
Nova loja online
Uma das primeiras materializações de Delta House concretiza-se com o lançamento da nova loja online dirigida a clientes, parceiros e consumidores, que reúne todas as marcas do Grupo Nabeiro. A nova plataforma de e-commerce já se encontra disponível em www.thedeltahouse.com, no mercado português, e visa, no futuro, dar resposta a outros mercados onde o Grupo tem operação directa, como Espanha, França, Suíça e Brasil. Ou seja, os mercados onde hoje já têm o site mydeltaq.com a funcionar e onde são feitas vendas. «Vamos gradualmente fazer a substituição de mydeltaq.com por thedeltahouse.com. O cliente que habitualmente vai a mydeltaq.com será redireccionado e começará a conhecer melhor a oferta no site thedeltahouse.com.»
Há também uma plataforma Delta House para os clientes profissionais da restauração e da área institucional onde estes podem fazer as suas compras com as suas condições comerciais, bem como fazer pedidos de assistência ou outras necessidades do seu dia-a-dia.
Delta House On Tour
Para dar a conhecer a Delta House e reforçar a ligação com os consumidores e comunidades de norte a sul do País, a marca apresenta o Delta House On Tour, um camião roadshow que vai percorrer as principais cidades de Portugal, levando as marcas a todos os consumidores. «É uma forma de estarmos mais próximos dos nossos consumidores e parceiros mostrando-lhes aquilo que sabemos fazer.»
Este roadshow nacional, que se iniciou no NOS Alive, irá viajar por 24 cidades, 36 localidades, durante 33 semanas, onde vão ser promovidas acções de sampling, degustações com baristas, exposições, showroom de produtos, entre outras experiências. A iniciativa prolonga-se até Fevereiro de 2026.
Escusando-se a revelar o montante do investimento que foi feito, quer nas mudanças no site, quer no roadshow, o CEO disse, em conversa com os jornalistas presentes na apresentação que «foi um grande investimento» que obrigou não só a mudar a estrutura do site, mas a plataforma que usam. «Adoptámos uma plataforma internacional que nos vai ajudar a melhorar as nossas vendas, o ticket e a experiência de compra dentro da loja online.»
Manifestando-se muito contente com as novidades que apresentou, Rui Miguel Nabeiro sublinhou que esta mudança permite que as pessoas percebam que o grupo Nabeiro tem um conjunto de marcas mais alargado do que apenas a Delta – que é a marca mais conhecida. «A Delta House serve também para proteger a Delta, porque a marca Delta é uma marca de cafés. E, muitas vezes, diz-se que a Delta lançou gelados. Mas a Delta não lançou gelados. A Delta House lança gelados. A Delta é uma marca de cafés.»
Texto de Maria João Lima
*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico














