É já amanhã, dia 16, que acontece a 2.ª edição do Medica AI – The Conference, evento que reunirá investigadores, médicos e cientistas de todo o mundo para explorar de que forma a Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar a medicina. A conferência decorrerá na Fundação Champalimaud.
“A inteligência artificial está a redefinir o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Desde gémeos digitais (réplica virtual de um indivíduo, órgão, sistema) e imagiologia médica à genómica e aos modelos de linguagem de grande escala, a convergência entre a IA e a medicina está a abrir novas fronteiras nos cuidados clínicos e na investigação biomédica”, frisa a Fundação Champalimaud em nota de imprensa.
Este evento internacional irá precisamente destacar estas novas fronteiras através de palestras, casos de estudo e conversas com os intervenientes que estão a “definir a próxima era dos cuidados de saúde”. Na conferência estarão nomes de referência, como o investigador Yan Fossat, da Klick Health, que desenvolveu uma aplicação móvel que permite que, a partir do timbre da voz, seja possível identificar, em apenas 10 segundos, se o paciente tem diabetes. Será ainda dado a conhecer o caso de uma paciente (Marta Dombi) que participou num estudo clínico que lhe permitiu, a partir da injeção de um implante que funciona com recurso a AI, voltar a andar, entre muitos outros casos que mostram como a IA pode ser aplicada às neurociências, ao comportamento humano, às doenças crónicas, à saúde personalizada, ao tratamento e investigação do cancro.
«O futuro dos cuidados de saúde está a ser construído agora, e a IA está no centro dessa transformação. Esta conferência não é apenas sobre tecnologia, é sobre pessoas: melhorar vidas, alargar o acesso à tecnologia na saúde e expandir os limites do que a medicina pode alcançar», sublinha Pedro Gouveia, médico-cirurgião da Unidade do Cancro da Mama da Fundação Champalimaud e responsável pela organização da conferência.
O programa inclui ainda uma reflexão sobre os desafios éticos, sociais e regulatórios que envolvem o uso da IA na saúde, promovendo um “espaço para o debate informado e construtivo”. Ao longo do dia haverá ainda momentos de entretenimento e iniciativas culturais, tais como uma sessão de ioga matinal e performances musicais.














