Google e empresa da maçã têm quase 87% do mercado de smartphones nos EUA

A liderança da Google e da Apple no mercado de smartphones é cada vez maior e não tem dado sinais de abrandamento. De acordo com dados avançados pela consultora ComScore, em Setembro, e no que toca a sistemas operativos para smartphones, as gigantes respondiam, nos EUA, por uma quota conjunta de 86,8%, face aos 84% registados em Junho. Um cenário que contrasta com o enfraquecimento, cada vez maior, das suas principais rivais, como a RIM, a Microsoft e a Nokia, com o Symbian, faz notar o económico Cinco Días.

A Google terminou o mês de Setembro com uma quota de 52,5%, graças ao avanço crescente do seu sistema operativo Android. Valor que compara aos 51,6% registados em Junho. Nesses meses, a gigante conquistou 0,9 pontos percentuais de quota.

A Apple, por sua vez, passou de 32,4% de quota em Junho para 34,3% em Setembro. A empresa da maçã recuperou 1,9 pontos percentuais de quota, em parte, pelo tão aguardado lançamento do iPhone 5.

O crescimento da Google e da Apple trouxe consigo o retrocesso das suas rivais. Como noticia o Cinco Días, a principal afectada terá sido a canadiana Research in Motion (RIM). De facto, a fabricante do Blackberry passou de uma quota de mercado, em Junho, de 10,7%, para 8,4% em Setembro. Ainda assim, continua a mesma publicação, a RIM está a depositar esperanças no seu próximo sistema operativo, numa tentativa de regressar a tempos áureos.

Microsoft e Nokia perdem quota

Também a Microsoft recuou em termos de quota, de 3,8% para 3,6%. Recorde-se que a tecnológica apresentou recentemente o sistema operativo Windows Phone 8, com o qual espera recuperar terreno face ao domínio da Apple e da Google.

A Nokia, por sua vez, manteve a tendência de queda nos EUA. O sistema operativo Symbian da empresa finlandesa – que está agora centrada na aposta no Windows Phone, da Microsoft, para os seus smartphones – caiu de 0,8% para 0,6%, entre Junho e Setembro de 2012.

De uma forma geral, e segundo os dados da ComScore, existiam nos EUA, em Setembro, um total de 119,3 milhões de utilizadores de smartphones, o que reflecte uma penetração destes dispositivos na ordem dos 51%, no total do mercado móvel.

Samsung e LG mantêm liderança no fabrico de smartphones

A quebra da Nokia deixou a empresa nórdica fora do ranking das principais fabricantes de telefones móveis nos EUA, por mais um mês. A Samsung, por sua vez, consolidou a sua liderança naquele mercado, ao passar de uma quota de mercado móvel de 25,6% em Junho, para 26% em Agosto.

Em segundo lugar manteve-se a sul-coreana LG, ainda que tenha retrocedido de 18,8% para 17,7%.

A Apple manteve-se na terceira posição do ranking, tendo a sua quota de mercado passado de 15,4% de Junho para 17,5% em Setembro. A empresa da maçã recuperou 2,1 pontos percentuais de quota graças, em grande parte, ao lançamento do iPhone 5.

Em quarto e quinto lugares seguiram a Motorola e a HTC, que perderam quota de mercado. A fabricante americana, agora detida pela Google, passou de 11,7% para 10,9% de quota, ao passo que a HTC retrocedeu de 6,4% para 6,2%.

Artigos relacionados