Staples fecha dezenas de portas na Europa e EUA

A Staples vai encerrar cerca de 15 lojas nos EUA e pretende fehar portas a mais 45 estabelecimentos e centros de distribuição na Europa, informa a empresa em comunicado, citado pelo OJE. Esta estratégia permitirá à companhia norte-americana poupar 250 milhões de dólares (mais de 194, 5 milhões de euros) por ano.

A companhia de material de escritório revelou ainda que vai investir nas vertentes online e de telefones móveis. Além disso, mostrou intenção de expandir a variedade de produtos que disponibiliza aos seus clientes empresários.

Estas decisões, e outras que serão anunciadas, inserem-se num plano estratégico que visa melhorar o serviço aos clientes e acelerar o crescimento da Staples Inc..

Em território europeu, e com vista à redução de custos, a empresa pretende encerrar 45 lojas até ao final do ano fiscal de 2012. Ao Diário Económico fonte oficial da empresa garantiu que Portugal não se insere no mapa de fechos, mantendo-se a actividade, no mercado nacional, tal como está. «Nenhuma loja da Staples em Portugal será afectada», avançou a fonte.

A Staples assegurou ainda que aguarda por oportunidades estratégicas e operacionais para o seu negócio europeu, que incluem a potencial venda dos sistemas de impressão, neste mercado.

Actualmente, a Staples está presente em 26 países da América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Austrália.

Em Portugal tem sob a sua alçada 35 estabelecimentos. Em 2001, e como recorda o Diário Económico, a empresa congelou um investimento de 100 milhões de euros, devido à crise, num plano que contemplava a inauguração de mais 15 lojas.

O mesmo meio refere que as vendas do grupo decresceram nos dois últimos trimestres, devido à crise económica e financeira na Europa e ao abrandamento do consumo nos EUA.

 
Artigos relacionados