
Dona da Zara e Mercadona sobem no ranking global do retalho
As gigantes espanholas do retalho Inditex e Mercadona consolidaram a sua presença no cenário global ao subirem no ranking das maiores empresas do setor do retalho, de acordo com o relatório Global Powers of Retailing 2025, da Deloitte.
A empresa têxtil Inditex, fundada por Amancio Ortega e dona da Zara, subiu três posições e ocupa agora o 32.º lugar em termos de faturação. Com um crescimento de 10,4% em 2023, a empresa registou receitas de 38,935 mil milhões de dólares (35,947 mil milhões de euros). Em 2024, mesmo com a desaceleração do mercado, a Inditex manteve sua trajetória ascendente, atingindo os 38,632 mil milhões de euros (+7,5%).
Já a Mercadona, cadeia de supermercados espanhola liderada por Juan Roig, subiu quatro lugares, chegando à 35.ª posição global. Em 2023, o grupo faturou 36,267 mil milhões de dólares (32,861 mil milhões de euros), um aumento de 15%. Os números de 2024 reforçam o crescimento, com vendas líquidas de 35,605 mil milhões de euros (+8,3%) e um lucro líquido de 1,384 mil milhões de euros (+37%), resultando em uma margem líquida de 3,9% – superando gigantes como Walmart e Carrefour.
O relatório destaca também quatro tendências estratégicas para o setor: a transformação tecnológica impulsionada pela IA, a sustentabilidade, a procura por novas fontes de receita e o aumento da eficiência operacional. No topo do ranking global, as três primeiras posições continuam ocupadas pelas norte-americanas Walmart, Amazon e Costco, seguidas pelo Schwarz Group (Lidl) e The Home Depot.