
“Extremamente Desagradável” lidera o Pod_Scope de fevereiro: Renascença domina nas marcas e Grupo Impresa nos Publishers
Os resultados de fevereiro do Pod_ Scope, o novo serviço da Marktest para medição técnica, auditada e independente dos podcasts produzidos em Portugal, acabam de ser revelados.
Desenvolvido com a colaboração dos publishers Bauer Media Audio Portugal, Grupo Impresa, Grupo Renascença Multimedia e Observador, este relatório responde à dinâmica crescente na oferta e consumo de podcasts no mercado nacional, disponibilizando mais informação sobre estas plataformas a todos os players da indústria.
O ranking de fevereiro confirmou o formato “Extremamente Desagradável”, da Renascença, como o podcast com mais downloads em janeiro: a rubrica humorística de Joana Marques registou no segundo mês deste ano 2,8 milhões de downloads, para uma média de 328 mil “listeners” semanais (ou seja, o número de diferentes dispositivos/apps de escuta que descarregaram pelo menos um episódio no período em análise).
O pódio de fevereiro ficou completo com os formatos “O Homem Que Mordeu o Cão”, da Rádio Comercial, com 1,1 milhões de downloads e uma média de 89 mil “listeners” semanais, e “Contas Poupanças”, da SIC Notícias, que teve 483 mil downloads no primeiro mês do ano, para uma média de mais de 84 mil “listeners” semanais.
O Top10 do Pod_Scope em fevereiro integrou ainda os formatos “Ninguém POD comigo” (RFM), “Bem-vindo a mais um episódio de.” (Rádio Comercial), “Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer” (SIC Notícias), “Expresso da Manhã”, (Expresso), “Alta Definição” (SIC), “Seja o que Deus Quiser” (Renascença) e “Isto é Gozar com quem Trabalha” (SIC)
No ranking de marcas, a Renascença lidera em downloads com 3,3 milhões, seguida do Observador com 2,4 milhões e Rádio Comercial com 2,0 milhões. A liderança em ouvintes é da Renascença com um alcance médio semanal de 348 mil, seguido do Observador com 296 mil e do Expresso com 250 mil.
No ranking de Publishers a liderança é ocupada pelo Grupo Impresa, que acumulou 3,8 milhões de downloads ao longo do mês de fevereiro. Na vice-liderança surge o Grupo Renascença Multimedia, com 3,7 milhões de downloads. A 3ª posição é ocupada pelo Observador (2,4 milhões de downloads) e no 4º lugar encontramos a Bauer Media, com 2,2 milhões de downloads no mês.