
Unilever Food Solutions revela as principais tendências de menus para 2025
A Unilever Food Solutions (UFS) acaba de lançar a terceira edição anual do Future Menus, destacando as quatro principais tendências da indústria alimentícia para 2025. A investigação detalhada aponta para uma mudança significativa nas preferências gastronómicas globais, com sabores asiáticos a superar os tradicionais polos culinários europeus, como França e Itália. As cozinhas chinesa e japonesa agora figuram entre as cinco mais populares em todas as faixas etárias, enquanto a procura por sabores coreanos e mexicanos também está em ascensão.
As quatro tendências globais de menu para 2025
Street Food Couture – A comida de rua está a elevar-se a um patamar gourmet, com a expertise de chefs que aprimoram pratos populares em diferentes canais de serviço, incluindo restaurantes refinados. A Geração Z é uma grande impulsionadora desta tendência, com 65% a procurar experiências gastronómicas que ofereçam bom custo-benefício. A culinária filipina tem ganhado destaque, especialmente nos EUA e na Ásia.
Borderless Cuisine – A globalização e as migrações estão a promover uma fusão de tradições gastronómicas, com chefs a integrar sabores das suas origens multiculturais. Os turistas também impulsionam essa tendência, com 76% destes interessados em explorar a gastronomia local dos destinos visitados.
Culinary Roots – Há um crescente resgate das tradições culinárias, com chefs a redescobrir receitas, ingredientes e cozinhas regionais menos conhecidas, como a de Hunan (China), Emirados Árabes, País Basco (Espanha) e Oaxaca (México).
Diner Designed – A personalização e a imersão em experiências gastronómicas estão cada vez mais valorizadas. 47% dos consumidores preferem investir em experiências em detrimento de bens materiais, os negócios de alimentação procuram adaptar-se para atender às expectativas do público.
Apoio da Unilever Food Solutions
Segundo Star Chen, CEO da UFS, “o Future Menus 2025 garante que os chefs estejam preparados para atender às crescentes exigências dos restaurantes, aproveitando as principais tendências de menus”. A empresa oferece suporte a mais de 3 milhões de clientes globais, fornecendo insights especializados, inspiração para receitas e produtos profissionais “para satisfazer o apetite crescente pelos sabores asiáticos e sul-americanos identificados na pesquisa deste ano”.
O Future Menus 2025 também trará edições personalizadas por região ao longo do ano, disponíveis no site oficial da UFS, com pratos e receitas adaptadas às demandas locais