Do ChatGPT à Coca-Cola: as 25 marcas que conquistam a Geração Z

A Geração Z tem as suas marcas favoritas e, segundo um estudo recente conduzido pela Harris Poll para a Ad Age, há 25 que se destacam pelo seu forte brand momentum – ou seja, são vistas como estando “em ascensão”.

Poderia pensar que esta geração escolheria marcas mais recentes, mas desengane-se. A lista das marcas favoritas da Gen Z é bastante eclética: tanto inclui o ChatGPT, a ferramenta de inteligência artificial generativa lançada em 2022, como a Coca-Cola, uma marca que remonta a 1886.

Através da plataforma QuestBrand, a análise avaliou quais as marcas que melhor captam a atenção e preferência dos consumidores mais jovens, abrangendo setores como retalho e cuidados pessoais.

No setor do retalho, as marcas que registam maior brand momentum entre a Geração Z são os gigantes do comércio: Amazon, Costco, Target, Best Buy e Walmart. Entre estas, a Amazon lidera não só no segmento de retalho, mas em todas as categorias analisadas.

Já no que respeita ao setor automóvel, a lista das marcas com maior brand momentum entre a Geração Z inclui um único nome norte-americano (que lidera): Tesla, de Elon Musk. As restantes quatro marcas são BMW e Porsche, da Alemanha, e Toyota e Honda, do Japão—duas marcas conhecidas pela sua fiabilidade desde os anos 1970. A Toyota e Honda registam o mesmo índice de 102, o que indica que a perceção da Geração Z sobre o seu crescimento está alinhada com a do público em geral.

E dos carros para o setor de eletrónica, o gaming domina as preferências da Geração Z, com três das cinco marcas de maior brand momentum a pertencerem a este universo: PlayStation (Sony), Nintendo e Xbox (Microsoft). Apple e Samsung também figuram na lista, ocupando o terceiro e quarto lugares, respetivamente. Já a Apple mantém um índice de 100 — o que revela que a perceção da Geração Z está alinhada com a do público geral. A Samsung regista um desempenho inferior entre os mais jovens.

Nos serviços financeiros, a Geração Z mostra uma clara preferência por pagamentos digitais e mobile-first, com apenas uma marca tradicional a integrar o top 5: a Visa, em terceiro lugar. A líder do ranking é a Apple Pay, que se destaca não só pelo seu forte desempenho junto dos consumidores mais jovens, mas também face ao público geral. Em segundo lugar surge a Cash App (Block), seguida por PayPal e Venmo, ambas pertencentes à PayPal Holdings.

Por fim, no setor de cuidados pessoais, o top 5 inclui Dove (Unilever), CeraVe (L’Oréal), Old Spice e Crest (Procter & Gamble) e Huggies (Kimberly-Clark). A presença destas marcas reflete a valorização da Geração Z por produtos de skincare e higiene, com CeraVe a destacar-se pelo seu sucesso nas redes sociais, especialmente no TikTok, e Dove pela sua abordagem inclusiva e campanhas de body positivity.

Conheça as 25 marcas que melhor captam a atenção e preferência dos jovens:

    1. Amazon
    2. Nike
    3. PlayStation
    4. Google
    5. Nintendo
    6. Chick-fil-A
    7. TikTok
    8. Costco
    9. Apple
    10. Target
    11. YouTube
    12. DoorDash
    13. Spotify
    14. ChatGPT
    15. Crocs
    16. Netflix
    17. Coca-Cola
    18. Uber Eats
    19. Samsung
    20. Oreo
    21. Doritos/Frito-Lay
    22. Dunkin’
    23. McDonald’s
    24. Adidas
    25. Hulu

 

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