OpenAI lança serviço de IA generativa Sora na Europa e Reino Unido

A tecnológica norte-americana OpenAI, criadora da inteligência artificial (IA) ChatGPT, disponibilizou a sua IA generativa de vídeo Sora na Europa e no Reino Unido, anunciou hoje a empresa.

Disponível nos Estados Unidos e em vários países países desde o seu lançamento, em 09 de dezembro, o Sora até agora não estava acessível aos utilizadores europeus por causa dos “regulamentos”, afirmou o presidente executivo (CEO) da OpenAI, Sam Altman, numa mensagem publicada na rede social X.

“Prevejo que o lançamento de novos produtos seja atrasado na Europa e que simplesmente não consigamos oferecer alguns deles”, alertou.

O Sora é um modelo de IA que permite criar vídeos realistas de alta definição com uma duração máxima de 20 segundos, bastando para isso introduzir texto.

Apenas os assinantes das ofertas pagas do ChatGPT, Plus e Pro têm acesso ao mesmo na Europa.

A proliferação destas tecnologias de IA aumenta as preocupações sobre as suas consequências para as indústrias criativas tradicionais.

A OpenAI implementou salvaguardas para evitar a utilização indevida, nomeadamente através da verificação de metadados e da adição de marcas de água.

Também restringiu temporariamente a criação de vídeos com pessoas reais, como parte do reforço das suas medidas contra ‘deepfakes’, conteúdos de áudio ou vídeo modificados através de IA que permite colocar as pessoas a fazer ou a dizer algo que não fizeram.

No entanto, o Sora continua a enfrentar problemas técnicos, já que os internautas relataram problemas com o realismo e dificuldades com sequências complexas.

Os gigantes Google e Meta anunciaram ferramentas semelhantes, mas nenhuma gerou tanta expectativa como a do OpenAI desde o lançamento do ChatGPT, no final de 2022.

Artigos relacionados