
Meta resolve erro que inundou Instagram Reels com vídeos violentos
A Meta Platforms anunciou ter resolvido um erro que fez com que os feeds de Reels do Instagram fossem inundados com vídeos violentos e gráficos a nível mundial.
A empresa enfrentou uma onda de queixas nas redes sociais, com utilizadores a reportarem a exibição de conteúdos inadequados nos Reels, apesar de terem ativado a funcionalidade de “controlo de conteúdo sensível”, que deveria filtrar este tipo de conteúdo.
“Corrigimos um erro que fez com que alguns utilizadores vissem conteúdos nos seus Reels do Instagram que não deveriam ter sido recomendados. Pedimos desculpa”, afirmou um porta-voz da Meta. No entanto, a empresa não revelou a causa da falha nem está ainda claro quantos utilizadores foram afetados pela falha.
As políticas de moderação da Meta têm sido alvo de escrutínio, especialmente após a decisão de eliminar o programa de verificação de factos nos Estados Unidos no Facebook, Instagram e Threads – três das maiores plataformas sociais do mundo, com mais de três mil milhões de utilizadores.
De notar que os vídeos violentos e gráficos são proibidos pela política da Meta, que geralmente remove esse tipo de conteúdo para proteger os utilizadores. No entanto, apesar esta barreira a conteúdos mais violentos, há exceções para vídeos que procuram sensibilizar para questões como abusos de direitos humanos e conflitos.