71% dos consumidores querem integração da inteligência artificial generativa nas experiências digitais

A quarta edição do estudo What Matters to Today’s Consumer, do Research Institute da Capgemini, revela que a inteligência artificial generativa está a transformar os processos de compra, com 71% dos consumidores a desejarem a sua integração nas experiências digitais. A tendência é impulsionada pela Geração Z e pelos Millennials, que valorizam a hiperpersonalização e a eficiência das compras online.

O estudo aponta que 46% dos consumidores estão entusiasmados com o impacto da IA generativa, enquanto 58% prefere confiar nestas ferramentas em detrimento dos motores de busca tradicionais para recomendações de produtos. Além disso, 68% desejam uma “one-stop shop” que agregue resultados de pesquisa, redes sociais e websites de lojistas.

Para Lindsey Mazza, Global Retail Lead da Capgemini, “os consumidores querem experiências de compra personalizadas, melhoradas pela IA e pela IA generativa; esperam que as entregas sejam rápidas e eficientes e revelam-se mais conscientes do impacto gerado pelas suas compras”.

A especialista sublinha ainda que os retalhistas devem adaptar-se, integrando a IA para criar interações “excecionais e fluidas”.

O estudo também mostra que os consumidores estão dispostos a pagar mais por conveniência. A percentagem dos que aceitam pagar por entregas rápidas subiu de 41% em 2023 para 70% em 2024. Agora, estão dispostos a investir 9% do valor da encomenda para garantir entregas em menos de 2 horas.

A par disso, a sustentabilidade continua a ser um fator importante na decisão de compra, com 64% dos consumidores a preferirem marcas sustentáveis. No entanto, apenas 38% aceitam pagar entre 1% e 5% a mais por esses produtos, refletindo uma resistência ao aumento de preços por questões ecológicas.

No que diz respeito à influência das redes sociais no consumo, 70% da Geração Z afirma que descobriu produtos através de influenciadores em 2024, um aumento significativo face aos 45% em 2023. O Instagram e o TikTok são os principais canais dessa tendência de crescimento, com mais da metade dos consumidores a utilizá-los para descobrir produtos.

O estudo mostra ainda que 67% dos consumidores prestam atenção a anúncios em websites e aplicações de e-commerce, influenciando um terço das compras online. Por outro lado, os anúncios em lojas físicas decepcionam, com 59% dos consumidores a considerá-los genéricos e pouco relevantes.

Apesar dos avanços tecnológicos e do crescente interesse pela IA generativa, a satisfação dos consumidores com a tecnologia caiu de 41% em 2023 para 37% em 2024, indicando que ainda há espaço para melhorias. O estudo destaca a necessidade de os retalhistas ajustarem as estratégias para oferecer experiências de compra mais personalizadas e eficientes.

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