
“Extremamente Desagradável” lidera ranking do novo serviço Pod_Scope, com 2,7 milhões de downloads em janeiro
Os primeiros resultados do Pod_ Scope, o novo serviço da Marktest para medição técnica, auditada e independente dos podcasts produzidos em Portugal, acabam de ser revelados.
Desenvolvido com a colaboração dos publishers Bauer Media Audio Portugal, Grupo Impresa, Grupo Renascença Multimedia e Observador, este relatório responde à dinâmica crescente na oferta e consumo de podcasts no mercado nacional, disponibilizando mais informação sobre estas plataformas a todos os players da indústria.
A vitalidade deste segmento de media em Portugal é confirmada pelos indicadores recolhidos no arranque do Pod_Scope: só os primeiros 10 podcasts do ranking somaram mais de 6,6 milhões de downloads no mês de janeiro.
O ranking de janeiro confirmou também o formato “Extremamente Desagradável”, da Renascença, como o podcast com mais downloads em janeiro: a rubrica humorística de Joana Marques registou no primeiro mês deste ano quase 2,7 milhões de downloads, para uma média de 216 mil “listeners” semanais (ou seja, o número de diferentes dispositivos/apps de escuta que descarregaram pelo menos um episódio no período em análise).
O pódio de janeiro ficou completo com os formatos “O Homem Que Mordeu o Cão”, da Rádio Comercial, com quase 1,2 milhões de downloads e uma média de 77 mil “listeners” semanais, e “Contas Poupanças”, da SIC Notícias, que teve 602 mil downloads no primeiro mês do ano, para uma média de mais de 80 mil “listeners” semanais.
O Top10 do Pod_Scope em janeiro integrou ainda os formatos “Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer” (SIC Notícias), “Expresso da Manhã”, (Expresso), “The Heart and Hustle of Portugal” (Expresso), “A Caça ao Estripador de Lisboa” (Observador), “Irritações” (SIC), “Bem-vindo a mais um episódio de.” (Rádio Comercial) e “Eixo do Mal” (SIC Notícias).
No ranking de marcas, a Renascença lidera em downloads com 3,1 milhões, seguida do Observador com 2,7 milhões e Rádio Comercial com 2,0 milhões. A liderança em ouvintes é do Observador com um alcance médio semanal de 251 mil, seguido do Expresso com 238 mil e da SIC Notícias com 235 mil.
No ranking de Publishers a liderança é ocupada pelo Grupo Impresa, que acumulou 4,6 milhões de Downloads ao longo do mês de janeiro. Na vice-liderança surge o Grupo Renascença Multimedia, com 3,3 milhões de Downloads. A 3ª posição é ocupada pelo Observador (2,7 milhões de Downloads) e no 4º lugar encontramos a Bauer Media, com 2,2 milhões de Downloads no mês.
Para o CEO da Marktest, José Manuel Oliveira, a divulgação do primeiro ranking do Pod_Scope é um momento “muito importante para a indústria dos media. É fundamental que o mercado tenha acesso a dados fiáveis, medidos e auditados por critérios internacionais validados e reconhecidos pela indústria.”
“Com o Pod_Scope, damos um passo decisivo para a valorização dos conteúdos de podcast, promovendo um ecossistema onde transparência, qualidade e inovação impulsionam o crescimento do setor”, afirma Rita Sobral, VP de Revenue Growth da Bauer Media Audio Portugal.
“A Impresa está muito orgulhosa dos resultados do Pod_Scope, que refletem a adequação deste formato aos conteúdos de alta qualidade que produz para os seus públicos”, sublinha João Paulo Luz, diretor comercial de TV e Digital do Grupo Impresa.
“No Grupo Renascença, acreditamos que métricas consistentes são essenciais para que o universo de podcasts evolua, beneficiando criadores, anunciantes e ouvintes”, destaca Renata Silva, Administradora Intervoz – Grupo Renascença Multimédia.
“Já existe uma oferta diversificada e de alta qualidade, tendo o Observador inovado com os Podcast+. Faltava um Pod_Scope para que as marcas elejam este formato para comunicarem”, refere Rudolf Gruner, Director Geral do Observador.