Como saber se lhe estão a mentir? Seis dicas de um especialista em linguagem corporal

A comunicação não é uma ciência exata, é algo que varia de pessoa para pessoa, consoante a capacidade de se fazer passar uma mensagem da melhor forma possível. Mas, muitas vezes, mais do que as palavras que usamos, está aquilo que mostramos quando estamos a falar.

A linguagem corporal é uma forma poderosa de comunicação não verbal que, intencionalmente ou não, acaba por revelar emoções, intenções e estados de espírito de uma pessoa. Expressões faciais, gestos, postura e até o tom de voz transmitem informações valiosas sobre o que alguém realmente sente ou pensa e isso vai muitas vezes além do que estamos a dizer.

Observar atentamente estes sinais pode ajudar-nos a interpretar emoções ocultas, detectar sinceridade ou desconfiança e até melhorar a comunicação interpessoal. No contexto profissional, por exemplo, entender a linguagem corporal pode ser útil para negociações, entrevistas e liderança, enquanto, no dia a dia, facilita a criação de conexões mais autênticas e empáticas com os outros.

E seja no campo pessoal ou profissional, sabia que há forma de detetar uma mentira no imediato? Chase Hughes, CEO da Applied Behavior Research e especialista em linguagem corporal, expôs, num artigo publicado no jornal La Vanguardia, seis dicas para apanhar um mentiroso no ato.

  1. A velocidade com que pisca os olhos – A forma como pisca os olhos, mais rápido ou mais lento, pode ser um dos indicadores mais confiáveis ​​do estado emocional de uma pessoa. Se piscar demasiado rápido, significa que a pessoa está com elevados níveis de stress ou ansiedade, sendo este um sinal de que pode estar nervosa ou sob pressão. Todo este nervosismo pode indicar a ocultação de informação. Já o contrário, um piscar lento ou quase inexistente, também é sinal de alarme. Isto poderá dever-se à concentração extrema em casos de manipulação ou engano.
  2. Mudança de comportamento – As mudanças subtis em seu comportamento também podem ser um indicativo. Observar o comportamento básico de uma pessoa e detectar mudanças na sua linguagem corporal pode ser um sinal de que algo não está certo. Por exemplo, se uma pessoa normalmente se move naturalmente e de repente fica tensa ou muda o tom de voz.
  3. Inconsistências entre o que dizem e como dizem – Se alguém diz algo, mas sua linguagem corporal não corresponde, é uma indicação clara de que algo não se encaixa. Um exemplo clássico é quando uma pessoa diz “sim”, mas balança a cabeça como se disse “não”, ou vice-versa.
  4. Elevar a voz no final de uma frase – Se alguém faz uma declaração soar como uma pergunta, pode estar mentindo. Esse padrão reflete insegurança.
  5. Expressão facial – Mentirosos frequentemente demonstram uma sensação de desconforto consigo mesmos, que se reflete em expressões faciais de repulsa ou desgosto inconscientemente.
  6.  Muitos ou poucos detalhes – Tanto uma história muito elaborada quanto uma história muito breve podem indicar que alguém está a tentar esconder a verdade.