O ar dentro da sua casa pode estar mais poluído do que o da rua. Conheça os culpados

Muitas pessoas preocupam-se com a poluição do ar ao sair de casa, seja pela emissão de dióxido de carbono dos carros, seja pelo fumo das fábricas. No entanto, recorrem a produtos químicos para perfumar as casas, como velas aromáticas, difusores ou ambientadores, que podem representar riscos semelhantes.

De acordo com investigadores da Universidade Purdue, estes produtos podem tornar o ar dentro da sua casa mais poluído do que o ar urbano externo devido aos químicos que lançam para a atmosfera.

Isto porque, aromatizar os espaços através de produtos químicos pode encher o ar com nanopartículas pequenas o suficiente para penetrar profundamente nos pulmões.

Depois de vários estudos a estes produtos, os investigadores concluíram que essas nanopartículas formam-se quando as fragrâncias interagem com o ozono, que entra nos edifícios através dos sistemas de ventilação, desencadeando transformações químicas que criam novos poluentes transportados pelo ar.

A inalação dessas partículas tem sido associada a impactos na saúde respiratória, cardiovascular e neurológica, levantando preocupações sobre a segurança da utilização desses produtos em ambientes fechados.

“Uma floresta é um ambiente intocado, mas se estiver a usar produtos de limpeza e aromaterapia cheios de aromas quimicamente fabricados para recriar uma floresta em sua casa, você estará, na verdade, a criar uma quantidade enorme de poluição do ar interno que  não deveria respirar”, disse Nusrat Jung, professor assistente na Escola de Engenharia Civil e de Construção Lyles da Univerdade Purdue.

Diante destas descobertas, os investigadores sugerem uma maior conscientização sobre o impacto da poluição interna e incentivam o uso de alternativas naturais e ventilação adequada para manter a qualidade do ar dentro de casa.

Artigos relacionados