Usa o Tinder? Nove sinais de que pode estar a ser enganado para lhe roubarem dinheiro

Em pleno Dia dos Namorados, o amor até pode “andar no ar”, mas andam também burlões e todo o cuidado é pouco. A Polícia Nacional espanhola emitiu hoje um comunicado onde alerta para os riscos de encontrar o amor nas redes sociais e em aplicações de namoro como é o caso do Tinder.

“Os cibercriminosos utilizam-nos para criar perfis falsos e contactar vítimas, fazendo-as acreditar que têm uma relação afetiva que termina com o pedido de dinheiro”, escreve a autoridade espanhola.

O esquema amoroso é uma fraude contra o património que, muitas vezes, envolve grandes organizações criminais especializadas neste tipo de crime. Outro golpe é a “sextorsão” em que os cibercriminosos solicitam imagens sexuais que, posteriormente, ameaçam publicar caso não recebam uma determinada quantidade de dinheiro.

Para se proteger, os agentes da Polícia Nacional espanhola, especialistas em cibercrime, aconselham a que esteja atento a estes nove pontos de alerta:

  1. Mantenha a comunicação dentro da aplicação de namoro para maior segurança.
  2. Desconfie de perfis com fotos bonitas e informações pontuais, pois isso pode ser falso. Procure as imagens numa ferramenta de pesquisa como o Google para avaliar a sua autenticidade.
  3. Seja racionalmente desconfiado: faça perguntas e procure incoerências.
  4. Cuidado com profissões muito atraentes ou distantes, como militares ou pilotos.
  5. Os cibercriminosos são especialistas e pacientes, operam em redes organizadas e podem ganhar a sua confiança durante anos. Portanto, mesmo que a conversa dure há muito tempo, seja cuidadoso.
  6. Normalmente, quando se trata de burla, os criminosos evitam videochamadas, alegando falta de rede ou outras desculpas semelhantes.
  7. Nunca envie dinheiro, não importa a justificação que lhe deem.
  8. Proteja as suas informações pessoais e financeiras, sem partilhar dados sensíveis.
  9. Se acha que pode estar a ser vítima deste tipo de golpe, corte qualquer tipo de comunicação, bloqueie o contato e tente recuperar toda a informação. Além disso, denuncie a pessoa em causa.

 

Artigos relacionados