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Onde abrir uma loja? As melhores cidades europeias para fazer um negócio crescer e a posição em que se encontra Lisboa
Qual é o melhor local para desenvolver uma rede de lojas? A resposta é dada pelo Índice Europeu de Cidades de Retalho, produzido pela Oxford Economics e pela JDM Retail. Com base em três indicadores (tamanho do mercado, potencial de crescimento de gastos e perspectivas de crescimento futuro, e a força do ambiente de negócios), Paris e Londres são as duas cidades europeias mais atraentes para as marcas que desejam expandir a sua rede de lojas
Com uma pontuação de 79 em 100, Paris destaca-se como a cidade com maior volume de gastos no retalho e melhor potencial de crescimento, enquanto Londres, que obteve 78 pontos, apresenta um ambiente de negócios mais favorável. Ambas as capitais lideram também em termos de tamanho de mercado e presença de marcas internacionais, tanto no centro quanto nas áreas periféricas.
Logo atrás está Berlim que ocupa a terceira posição no ranking geral, com 51 pontos. A capital alemã apresenta um bom desempenho em todos os indicadores, sendo caracterizada por um mercado de retalho multifacetado. No entanto, a concorrência entre shopping centers urbanos e suburbanos tem impactado a dinâmica dos gastos na cidade.
Copenhaga, Lisboa e Dublin também apresentam desempenhos notáveis. Embora a capital dinamarquesa esteja apenas na 13.ª posição em tamanho de mercado, ela ocupa o quinto lugar no índice geral, impulsionada por seu elevado potencial de gastos e ambiente de negócios favorável. Lisboa fica duas posições abaixo, em 15.º lugar, e Dublin, que está na 19.ª posição em tamanho de mercado, é uma das cidades que mais cresce na Europa, com um aumento de 10% na população desde 2019 e um crescimento expressivo na renda disponível.
Por outro lado, e apesar de ser um dos centros urbanos mais importantes para o retalho de luxo, Milão enfrenta desafios que impactam a sua posição no ranking. A cidade é a quinta maior em tamanho de mercado, mas sofre com previsões fracas de crescimento devido a uma população envelhecida e problemas de gestão. Além disso, a expansão de grandes shoppings na periferia tem desviado o fluxo de consumidores do centro da cidade.
Barcelona, por sua vez, está entre as principais cidades europeias para o retalho, embora a sua posição seja prejudicada por perspectivas de crescimento mais fracas e pela instabilidade política ligada ao movimento de independência da Catalunha.