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Diogo Vieira Borges é o novo Diretor Executivo da Paez
Com um percurso sólido nos setores do marketing, publicidade e imobiliário, entre 2013 e 2019, Diogo Vieira Borges foi o diretor comercial e de marketing da marca.
Recentemente, regressou àquela que já foi a sua casa, como Diretor Executivo, enquanto Carolina Jarnac, mantém-se como Diretora Criativa, responsável também pelo Design de Produto.
Diogo Vieira Borges tem especialização na área de estratégia e vendas, com as disciplinas de marketing e publicidade a apoiar o impulso de negócios por onde já passou. Uma das empresas no seu currículo é precisamente a Paez, onde agora regressa para liderar a marca, a equipa, a relação com mais de 200 pontos de venda, acelerar a área B2B – na qual se inclui alcançar mais mercados – e consolidar o negócio.
Com 50 anos, formado em Marketing e Publicidade pelo ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial, o Diogo ocupou posições-chave liderando equipas de marketing e vendas, desenvolvendo estratégias pela visibilidade das marcas e pelo seu crescimento, quer na notoriedade, quer na receita.
Passou por grandes e médias agências como a FCB, Havas, Terra Design, Grupo Ativism, contando ainda com experiência em empresas de referência no setor imobiliário como a JLL e Norfin.
No setor da moda e experiências de luxo, passou ainda pela Lohad e, por seis anos, foi o diretor comercial de marketing da Paez.
“Regressar a esta marca, que foi a minha casa durante seis anos, não é bem uma continuidade, é um recomeço pois, nos últimos anos, o paradigma dos negócios – nomeadamente de moda e consumo – mudou radicalmente. A própria marca viveu uma grande transformação pois, quando entrei na Paez o foco era mono-produto, as nossas alpargatas, que fizeram renascer a categoria e a moda, nomeadamente em Portugal. Mas hoje regresso a uma marca mais plural e transversal em termos de produto, categorias e coleções, para todos os momentos e estações do ano,” revela.
A experiência digital, o fortalecimento da rede B2B e uma forte atuação junto das comunidades, causas, micro e macro públicos, quer no online, quer no ‘on-the-ground’, são decisivos na nova estratégia da Paez mas, Diogo reforça que “há um valor inabalável e transversal a qualquer mudança de paradigma, que é a atitude e forma de vida que a Paez ilustra: para que cada passo – literalmente – conte, com conforto, estilo e cor em cada momento, do Verão ao Inverno, da Primavera ao Outono.”
A base da operação da Paez conta ainda Carolina Jarnac, na direção criativa e Design de Produto e com Luís Gaivão da Direção de Marketing e Comunicação, estando ainda previsto o aumento da equipa de direção, no primeiro trimestre de 2025, em áreas como operações, lojas e E-commerce.
Em 2025 a Paez irá inaugurar mais duas flagship stores, que se juntam às de Lisboa (Campo de Ourique), Porto (Passeio dos Clérigos) e El Corte Inglés Lisboa. A zona de Alvalade e uma loja no Strada são as localizações estratégicas, mas a marca não se fica por aqui: o plano é apostar em mais localizações para pop-up stores e novos pontos de vendas, apontando a mira nesta estratégia a Espanha, um dos mercados estrela da Paez, que representa 25% das suas vendas. Portugal representa 65%.
Com vendas para toda a Europa através do e-commerce e uma rede de 200 pontos de venda, Espanha, Alemanha e França são os mercados mais sólidos da Paez, quer no online, quer no retalho, onde se inclui o B2B. Nesta estratégia, Itália e Grécia contam também com parceiros locais, assim como outras geografias como Angola, Moçambique e Panamá. Sendo o retalho e B2B os que representam a maior fatia das vendas (70%), a grande aposta para 2025 é fortalecer e aprofundar esta rede, a par da calibração do e-commerce, contratando um novo manager de área. O objetivo de vendas aponta para os 3 milhões de euros.
“A história da Paez é conhecida, mas hoje, acima de tudo, importa reforçar que é uma marca nacional, com sede, criatividade e design português, que contribui para a nossa economia e uma referência na indústria, ao lado de tantas outras marcas nacionais que orgulham o calçado e a moda nacional. Se as nossas alpargatas encetaram um passado e uma história de sucesso, o presente e o futuro versa sobre calçado para todas as épocas e ocasiões, desde quando chegamos à praia ou ao nosso escritório. Tal como as gerações, as nossas Paez Millenials estão instaladas, as Paez Y e Z estão a enraizar-se e preparamo-nos para as Paez Beta, não só pela nossa oferta de bebé e crianças, como estamos sempre a pensar e a projetar as novas tendências para o (exigente) consumidor do século XXI”, termina Diogo Vieira Borges.