Cristiano Ronaldo e Cristina Ferreira: o segredo destes nomes enquanto marcas dentro e além fronteiras
Quando se fala em marcas pessoais de grande impacto em Portugal, dois nomes destacam-se imediatamente: Cristiano Ronaldo, numa escala internacional, e Cristina Ferreira, em escala nacional. O primeiro, um fenómeno global do desporto, e a segunda, a maior estrela da televisão portuguesa. Mas até que ponto podem estes dois nomes ser comparados enquanto marcas?
Cristiano Ronaldo, além de ser um dos maiores futebolistas de todos os tempos, construiu uma marca pessoal de enorme impacto global. A propósito do seu 40.º aniversário, o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), que tem acompanhado o futebolista madeirense ao longo dos últimos 15 anos, lançou alguns dados do quanto cresceu a marca Ronaldo em década e meia. Dos 24,5 milhões de euros reportados em 2011, Cristiano Ronaldo passou a valer 850 milhões de euros este ano, um crescimento notável que não deixa ninguém indiferente.
À escala meramente nacional está Cristina Ferreira. Daniel Sá, diretor executivo do IPAM, considera que, “sem ter feito nenhum estudo sobre Cristina Ferreira”, é “injusta” a comparação em termos de influência destes dois nomes, mas admite à Marketeer alguns pontos em comum que os tornam tão relevantes, cada um na respetiva dimensão.
“É fácil perceber que Cristina Ferreira para o mercado doméstico é uma personalidade de grande impacto. Nas redes sociais tem a expressão que tem – que temos que limitar, obviamente, à dimensão do país que temos -, mas que é, de facto, de enormíssimo impacto”, afirma o diretor executivo do IPAM.
Apesar de a ferramenta utilizada para avaliar Cristiano Ronaldo não se aplicar a Cristina Ferreira (porque está customizada para o mundo do desporto), Daniel Sá afirma que – sem dados e sem nenhum estudo feito sobre isto – poderá haver “dois pontos em comum que podem ajudar a explicar o sucesso” da apresentadora.
Comparando as duas figuras, poderá ser a “humildade de ambos, terem nascido os dois em contextos de humildade e, apesar do sucesso, continuarem a ser humildes”, que os tornam tão bem sucedidos enquanto marca. Ou seja, “independentemente de terem dinheiro, de terem condições, há esse traço em qualquer um dos dois de que fizeram um caminho a pulso, subiram a pulso e continuam a ter, nessa base, o facto de saberem de onde vieram”.
Na sua visão, o reconhecimento das suas origens perante o público, tornam-nos figuras mais próximas e, consequentemente, mais fortes enquanto marca.
“O segundo traço, eu acho que é o do profissionalismo que cada um deles, na sua área, tem. Chegam onde chegam porque trabalham mais e melhor do que os outros”, considera Daniel Sá assumindo que “é tão simples como isso”.
“A vida às vezes é muito simples: trabalha mais e melhor do que os outros e acho que é isso que acaba depois por aproximar ambos tanto das marcas quanto do público. Vamos sempre parar aos atributos positivos”, conclui o profissional.
Ainda que não seja possível equiparar diretamente as marcas de Cristiano Ronaldo e Cristina Ferreira, é inegável que ambos são figuras incontornáveis no panorama mediático português. Cada um, à sua maneira, representa um caso de estudo sobre a construção e consolidação de uma marca pessoal de sucesso.