De roupa de cerimónia a pranchas de surf: Há uma nova plataforma que permite o aluguer de todo o tipo de produtos
Sabe aquele vestido de casamento que comprou e só usou uma vez e está a encher-lhe o roupeiro? Ou a decoração de festa que comprou e agora já não lhe serve para nada? Ou ainda aquela prancha de surf de que precisou para ter umas aulas, mas agora já nem usa? Há uma nova plataforma inovadora que lhe dá acesso a uma ampla variedade de artigos, mas em vez de os comprar, pode simplesmente alugar para quando os precisa.
A Shar é uma nova aplicação que pretende dar ao consumidor uma alternativa mais acessível, sustentável e económica, alinhando-se aos princípios de uma economia circular.
Como funciona? Os donos dos artigos podem listar os seus itens, definindo os valores de aluguer e as cauções necessárias, enquanto os interessados têm a possibilidade de selecionar as datas desejadas e negociar ajustes nos valores. A troca dos artigos pode ser realizada presencialmente, mediante acordo entre as partes, ou por intermédio do parceiro logístico DPD, que oferece um serviço de recolha e entrega eficiente e confiável.
A plataforma destina-se tanto a indivíduos que necessitam de artigos por períodos específicos, sejam curtos ou longos, como a consumidores que procuram rentabilizar os seus bens. A Shar promove, dessa forma, uma utilização mais eficaz dos bens disponíveis, reduzindo o desperdício.
Teresa Romão Xavier e Tomás Sequeira, os fundadores da Shar, destacam que a aplicação foi criada com o propósito de “revolucionar a forma como consumimos, oferecendo acesso a um grande leque de artigos sem a necessidade de compra”.
“O aluguer, além de ser uma alternativa mais acessível, permite aos utilizadores rentabilizar os seus bens, contribuindo para uma economia mais sustentável. Adicionalmente, garantimos um processo simples, seguro e adaptado às necessidades de quem utiliza a nossa plataforma”, garantem.