“A família portuguesa que serve cafés e capuccinos em mais de 50 países”: Imprensa internacional destaca sucesso do Grupo Nabeiro-Delta Cafés 

Rui Miguel Nabeiro é neto do fundador da Delta Cafés, faz parte da terceira geração ao leme do Grupo Nabeiro-Delta e ocupa atualmente o cargo de CEO da empresa. Como uma das empresas e marcas mais bem-sucedidas em Portugal, com 3800 empregados, é natural que desperte a atenção dos vizinhos de Espanha, ou não tivesse sido o país vizinho o grande impulsionador do nascimento da marca.

Nesse sentido, a imprensa espanhola procurou saber mais sobre a origem do café de Campo Maior através de uma entrevista ao neto do fundador.

A servir capuccinos e cafés em mais de 50 países em todo o mundo, a Delta cafés é motivo de interesse e inspiração para o mundo empresarial. O diário de economia Expansion destaca a história da empresa.

A entrevista com Rui Miguel Nabeiro ao Expansión destaca a trajetória da Delta Cafés, desde as origens humildes até se tornar numa referência mundial no setor do café. O negócio começou com o avô do CEO, que, após a Guerra Civil Espanhola, começou a exportar café para Espanha, aproveitando a falta de oferta no país vizinho.  “Tudo começou quando o meu avô começou a exportar café para a Espanha depois da Guerra Civil. Aqueles eram outros tempos. Quando era criança, ele torrava café com a família em Campo Maior e cruzava a fronteira para vender em Espanha porque não havia oferta. Quando cresceu, decidiu montar o seu negócio na forma de uma pequena loja e o resto é história.”

Um dos fatores determinantes para este crescimento foi a capacidade de antecipação. A Delta não produz café, mas seleciona os melhores grãos do Brasil, Colômbia, África e Ásia. Antes da Revolução dos Cravos, o avô de Rui Miguel Nabeiro previu as dificuldades que Portugal enfrentaria na importação de café e viajou para Angola para garantir um grande stock, o que se revelou uma jogada decisiva para o crescimento do negócio. “O meu avô viajou para Angola para adquirir o máximo de café possível antes da Revolução dos Cravos em 1974. Ele achava que Portugal iria perder a hegemonia colonial e que seria muito difícil comprar café no exterior. E tinha razão, naquela época era uma das poucas pessoas com café em Portugal e Espanha e isso significou um grande salto para o negócio da família.”

Atualmente, o setor da hotelaria e restauração (Horeca) é o pilar central da Delta Cafés, contando com mais de 35.000 clientes em Portugal e 10.000 em Espanha. O avô de Rui acreditava que um cliente é um amigo e nunca se acomodou ao sucesso, uma filosofia que continua a guiar a empresa. “Embora o grupo tenha outras linhas de negócios, o café em restaurantes, cafeterias e hotéis é o nosso principal pilar. O meu avô alcançou sucesso com a sua pequena loja no setor da hospitalidade. Ele nunca se acomodou e dizia que um cliente é um amigo. Sigo sempre essa premissa.”

Rui Miguel Nabeiro assumiu a liderança em 2021, depois de ter trabalhado durante 20 anos ao lado do avô, uma experiência que considera um privilégio. “Foi um privilégio para mim porque, depois de concluir os meus estudos em Administração de Empresas, pude trabalhar ao lado dele por vinte anos. Ele sempre me permitiu aprender e corrigiu-me quando era necessário.”

Sobre a influência do pai, que foi diretor comercial da empresa, Rui recorda um conselho marcante: “O meu pai sempre me disse que eu tinha que estudar para ajudar o meu avô porque seria motivo de orgulho para todos ser o primeiro da família a licenciar-se.”

Gerir uma empresa familiar traz desafios únicos, uma vez que as vidas pessoais e profissionais estão profundamente ligadas. Rui reconhece que, muitas vezes, as conversas em família giram em torno do negócio, mas destaca que o espírito de união fortalece o compromisso da empresa com os seus trabalhadores e com a comunidade. “Em casa, somos muito condicionados porque durante o almoço ou jantar falamos sempre da empresa. Embora estejamos a tentar aprender a falar um pouco menos sobre negócios.”

Este compromisso tem um impacto direto em Campo Maior, onde 60% da população ativa trabalha para a Delta Cafés, tornando o concelho na região com a maior taxa de natalidade per capita do país. “O nosso compromisso com os trabalhadores fez com que o concelho se tornasse na população com maior número de nascimentos per capita de todo o país. Devemos estar a fazer algo certo se as pessoas criam as suas famílias connosco.”

Para Rui, este é um sinal de que a empresa está a fazer algo bem e reforça a sua crença de que a sustentabilidade económica é essencial para garantir um futuro próspero para as famílias e para a sociedade.

No que toca ao futuro, Rui e a mulher, Clara – que também trabalha na Delta –, não pressionam os seis filhos a seguir o negócio, preferindo que a relação deles com a marca surja de forma natural. “Eles costumam falar sobre isso entre si, mas para nós o importante é que falem dos Delta Cafés com orgulho e sentimento de pertença. Vamos deixar que seja o mais natural possível.”

Com uma liderança assente em valores sólidos e um compromisso inabalável com os seus trabalhadores e clientes, a Delta Cafés continua a consolidar-se como uma das maiores referências mundiais no setor do café. “Tenho que dar às pessoas uma visão clara, esse é o meu dever. Um propósito claro é o que nos leva há vinte anos a estar entre as dez maiores empresas de café do mundo.”