Hugo Veiga, o criativo português mais premiado, regressa a Lisboa

Texto de Maria João Vieira Pinto

Depois de 20 anos fora, Hugo Veiga, o criativo português mais premiado de sempre – tem 60 Leões – e até agora Global Chief Creative Officer na AKQA, está de regresso a Portugal para assumir as mesmas funções na AKQA, mas a partir de Lisboa.

Após ser reconhecido como o melhor redactor do ano no Cannes Lions 2013, Hugo Veiga co-fundou o estúdio da AKQA em São Paulo, sendo que desde então liderou projectos criativos para marcas e artistas como Usher, Elton John e Lady Gaga.

A AKQA São Paulo foi eleita o “Escritório Mais Feliz da WPP” em 2018, “Agência do Ano da América Latina” no Cannes Lions em 2019 e no One Show em 2020, tendo ainda conquistado um Grand Clio para cinco clientes diferentes em cinco anos consecutivos.

Dos 60 Leões de Cannes que já guarda, mais de 25 são Ouro e 4 Grand Prix: “Dove Real Beauty Sketches”, “Nike Air Max Graffiti Stores”, “Bluesman” e “Nike Never Done Evolving feat Serena”.

Individualmente, foi eleito o Melhor Director de Criação do Brasil em 2019 pelo PropMark, uma das principais publicações do sector no País; actuou como Latin America Chair no Andy Awards e foi presidente do júri da categoria Mobile no Cannes Lions de 2022.

Fora da publicidade, foi roteirista e actor em três programas de comédia da TV portuguesa; fez dobragens para desenhos animados; venceu duas edições do Concurso de Teatro de Improviso de Lisboa; criou “Clio On_Tour”, uma série limitada para o Renault Clio lançada em Portugal em 2005; e foi o vocalista da Moda Foca, uma banda de rock dos anos 90 «sem fãs ou talento», como o próprio a caracteriza.