Mafalda Franco Frazão, Head of Sales Google Portugal: “Novas funcionalidades vão dar aos marketeers o poder de otimizar as suas campanhas”
A Google anunciou na passada quinta-feira, 30 de janeiro, as novas funcionalidades para as campanhas de Máximo Desempenho e Demand Gen, visando otimizar os resultados dos anunciantes em 2025. Entre as principais atualizações, destacam-se um maior controlo sobre as campanhas, permitindo ajustes mais precisos entre a inteligência artificial da Google e os objetivos de marketing de quem anuncia.
Na área de Máximo Desempenho, a análise dos recursos foi aprimorada, com o objetivo de tornar as campanhas ainda mais impactantes e nas campanhas Demand Gen, as novidades incluem novas Colunas de Relatórios (Beta), que permitem comparar o desempenho de diferentes plataformas, e a expansão dos Controlos de Canais, garantindo mais liberdade na escolha dos espaços de exibição dos anúncios.
Para conhecer mais detalhes sobre estas mudanças (que pode ler com mais detalhe neste artigo), a Marketeer falou com Mafalda Franco Frazão, Head of Sales Google Portugal.
1. Quais são as principais melhorias nas campanhas de Performance Max e como é que estas beneficiam os anunciantes em Portugal?
As campanhas de Performance Max têm evoluído significativamente, oferecendo aos anunciantes em Portugal ferramentas cada vez mais poderosas para otimizar os seus resultados e alcançarem os seus objetivos de marketing. Ao aproveitar os benefícios da inteligência artificial, da personalização e dos novos formatos, os anunciantes podem aumentar o Retorno do investimento (ROI), melhorar a experiência do utilizador e alcançar um crescimento sustentável. As mais recentes melhorias incluem o facto de os anunciantes estarem a ganhar mais controlo granular sobre as campanhas, permitindo uma direção e um alinhamento maior de IA com objetivos de marketing específicos.
Por outro lado, os Relatórios e Insights de Pesquisa foram também melhorados. Neste campo, aumentámos a transparência das campanhas de Performance Max para oferecer uma visão mais clara sobre o que está a impulsionar os resultados, permitindo otimizações baseadas em dados e decisões mais informadas. Destaque também para as melhorias no asset group, onde disponibilizamos formas de ajudar os anunciantes a serem mais proativos e a analisar a eficácia dos recursos com mais detalhes, o que acaba por resultar em campanhas mais impactantes.
2. Que tipo de controlo adicional estas novas funcionalidades oferecem aos anunciantes e como é que isso impacta a personalização e qualidade das campanhas?
Estas novas funcionalidades vêm responder aos pedidos de vários anunciantes e agências que procuram maior transparência e controlo nas suas campanhas de Performance Max. Ao oferecerem capacidades de segmentação melhoradas e insights mais aprofundados, os marketeers ganham o poder de otimizar as suas campanhas de forma eficaz e entender os fatores que impulsionam o seu desempenho. Por outro lado, este aumento da transparência e do controlo promove ainda uma maior confiança na forma como a IA está a maximizar os investimentos das campanhas.
3. Com os novos relatórios e orientações de pesquisa melhorados, de que forma estes podem ajudar os marketeers a tomar decisões mais informadas? Pode dar-nos um exemplo prático?
Os novos relatórios e insights de pesquisa podem ajudar os markeeters a tomar melhores decisões, pois estes fornecem uma compreensão mais profunda sobre os consumidores e desempenho das suas campanhas.
Por um lado, os insights de pesquisa podem ajudar a identificar os termos específicos que geram mais conversões ou receita. Isto permite entender o que os clientes estão a pesquisar e otimizar as suas campanhas em conformidade. Por outro lado, estes insights revelam também tendências no volume de pesquisa dentro de cada setor de atividade. Ao compreender essas tendências é possível ajustar a segmentação e mensagens para capitalizar as oportunidades mais recentes e em tempo real.
Por último, estes relatórios permitem entender o desempenho das campanhas em relação aos concorrentes e identificar áreas de melhoria, como identificar palavras-chave com baixo desempenho ou descobrir lacunas na estratégia de conteúdo. Podem então ser refinadas as campanhas, criatividades e segmentação para melhorar o desempenho.
Um exemplo prático: Um gestor de marketing de uma marca de roupa usa o Performance Max e descobre, através dos insights de pesquisa, que o termo “Vestidos com mangas bufantes” começa a ter muita procura e tem uma boa taxa de conversão. Isto permite-lhe não só aumentar o orçamento para esses anúncios, mas também criar mais imagens e conteúdos com este tipo de vestidos.
4. De que forma as melhorias no grupo de recursos vão permitir a criação de campanhas mais impactantes?
As melhorias nos asset groups (grupo de recursos) possibilitam a oferta de maneiras a ajudar os anunciantes a serem mais proativos e a analisarem a eficácia dos recursos com mais detalhes, o que acaba por resultar em campanhas mais impactantes através de vários fatores, tal como a possibilidade de segmentar o desempenho dos asset groups por dispositivos e horários, oferecendo análises mais detalhadas. Para além de que os relatórios de desempenho podem agora ser descarregados, facilitando assim o acesso e a partilha dos dados fora da interface do Google Ads.
5. O que distingue as campanhas de Demand Gen das soluções já existentes e como podem os anunciantes em Portugal tirar o melhor partido delas?
As campanhas Demand Gen foram lançadas em 2023 para ajudar os anunciantes a criar e converter a uma nova procura com uma narrativa visual nos pontos de contato mais imersivos e focados em entretenimento da Google – YouTube, YouTube Shorts, Discover e Gmail, o que equivale a atingir mais de 3 mil milhões de utilizadores ativos mensais.
Ao integrar as campanhas Demand Gen na estratégia de marketing digital, os anunciantes em Portugal podem aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes e impulsionar as vendas.