
Starbucks: sabia que o nome da maior rede de cafeterias do mundo vem de “Moby Dick”?
Não há dúvida de que a Starbucks se tornou a cadeia de cafetarias mais importante do mundo, com mais de 30.000 pontos de venda em 83 países. Um sucesso que tornou a marca amplamente reconhecida a nível mundial. No entanto, nem toda a gente conhece a origem do nome e a sua relação com uma das obras mais famosas da literatura mundial.
Decorria o ano de 1971 quando a prestigiada empresa abriu o seu primeiro café em Seattle (Estados Unidos), no histórico Pike Place Market. O nome escolhido foi Starbucks e, para o encontrar, os seus fundadores olharam para Moby Dick, o livro publicado em 1851 por Herman Melville, que narra as aventuras de um navio em busca de uma baleia.
Como a própria empresa revela, o romance serviu de inspiração porque “evoca o alto mar, a sua lenda e a tradição marítima dos primeiros comerciantes de café”. O logótipo, que é uma sereia, vem também desta tradição marítima.
O protagonista da peça é o Capitão Ahab, um velho cão do mar obcecado pela caça de Moby Dick, mas o seu carácter vingativo e impulsivo não se enquadrava nos valores que a empresa recém-criada queria transmitir. Por isso, escolheram o primeiro imediato, Starbuck, que era uma personagem muito mais sensata e equilibrada.
Simplesmente acrescentaram um S ao apelido deste marinheiro e nasceu a Starbucks, que nas últimas décadas se tornou um gigante multinacional.
Em 1981, Howard Schultz, CEO da Starbucks há mais de duas décadas, entrou pela primeira vez num café Starbucks e gostou tanto da experiência que se juntou à empresa um ano depois. Em 1983, durante uma viagem a Itália, apaixonou-se pelas cafetarias italianas e pensou em trazer esse modelo para os Estados Unidos.
Primeiro, criou a sua própria cadeia de cafés, Il Giornale, e depois, em agosto de 1987, comprou a Starbucks com a ajuda de vários investidores locais.
Nasceu a marca.