Sephora faz um “extreme makeover” das suas lojas nos Estados Unidos
A Sephora, do grupo LVMH, anunciou um ambicioso plano de renovação para todas as suas lojas na América do Norte nos próximos cinco anos. O projeto é descrito como o maior investimento de capital da história da empresa – que já conta com 55 anos – pela CEO da marca, Artemis Patrick, que revela que esta renovação incluirá desde mudanças menores a “grandes redesigns”.
A decisão foi feita com base em estudos detalhados, como a análise de mapas de calor nas lojas e feedback de milhões de consumidores, de forma a melhor compreender melhor os hábitos de consumo dos clientes.
Uma das principais mudanças será a reorganização da disposição dos produtos, abandonando as tradicionais “gôndolas” dedicadas a marcas específicas, devido ao alto custo e à baixa produtividade, e passando a adotar um layout centrado em quatro categorias principais: maquiagem, cuidados com a pele, fragrâncias e cuidados com o cabelo.
Além disso, os estúdios de beleza, antes localizados na vitrine, serão movidos para as laterais das lojas, atendendo à preferência dos consumidores que não gostam de fazer a sua maquiagem em locais muito expostos.
Outro aspecto do redesign inclui a redistribuição da secção de produtos em miniatura, tradicionalmente posicionada perto dos caixas.
A Marketeer contactou a Sephora, tentando perceber se estas mudanças serão exclusivas na América do Norte ou se há algum tipo de plano para as expandir para a Europa e, concretamente, em Portugal. Da marca não obteve qualquer resposta até ao momento.