Primark lança primeira coleção inclusiva com roupa adaptada e acessível para todos
A Primark acaba de uma nova coleção de roupa adaptada com 49 peças a preços acessíveis, desenvolvidas em parceria com Victoria Jenkins, designer e fundadora da Unhidden. A coleção estará disponível a partir de 28 de janeiro em 96 lojas de 10 países, incluindo três em Portugal (Porto, Amadora e Lisboa).
A coleção inclui peças de roupa essenciais inspiradas nos bestsellers da marca – desde gabardinas e t-shirts, a camisolas e calças de ganga com design funcional e moderno – concebidas em função da exigência das pessoas de ambos os géneros com necessidades especiais.
De acordo com a marca irlandesa, as peças foram criadas pela designer de moda adaptada e defensora da igualdade e inclusão de pessoas com necessidades especiais, Victoria Jenkins, para facilitar o uso por pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, incorporando recursos como fechos magnéticos e de mola, a presilhas que ajudam a vestir as calças e aberturas ocultas para ter acesso a dispositivos médicos, como estomas ou cateteres.
Além destas funcionalidades, existe ainda uma seleção de produtos adequados a pessoas com mobilidade reduzida, como em cadeira de rodas. A coleção foi concebida tendo em consideração o feedback obtido através de focus grupo e de sessões práticas de experimentação.
Sobre o lançamento, Ann-Marie Cregan, Trading Director da Primark, afirma: “A Primark sempre defendeu a ideia de tornar a moda acessível para todos e adequada a todos os corpos. Esta coleção vem permitir que mais pessoas encontrem as peças certas para se sentirem no seu melhor, a um preço acessível e sem ser necessário fazer quaisquer alterações às peças. Desenvolvemos uma coleção com peças de roupa essenciais intemporais, cuidadosamente concebidas para serem versáteis e disponíveis a preços acessíveis. Tem sido fantástico colaborar com a Victoria e trazer os seus conhecimentos e experiência em design de moda adaptada para as nossas equipas.”
Já a designer acrescentou que “é um momento de grande orgulho assistir ao lançamento desta coleção e ver a moda adaptada sair à rua, pela primeira vez”.
“As pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida enfrentam muitas barreiras nas suas vidas e a roupa não deve ser uma delas. Não queremos vestir sempre um equipamento de corrida, mas muitas vezes não temos escolha. Espero que este lançamento represente um passo para a mudança desta narrativa, dando mais opções ao mercado. Criámos peças que não são apenas funcionais, mas também modernas e a preços acessíveis, porque todos merecem sentirem-se confiantes e com estilo nas suas roupas. Espero que esta coleção inspire a indústria têxtil a continuar a trabalhar para uma maior acessibilidade e inclusão para todos”, acrescenta Jenkins.
Charlie Magadah-Williams, Head of Diversity & Inclusion da Primark, afirmou ainda: “Desde que assumimos o compromisso para com a acessibilidade em janeiro de 2024, temos trabalhado para tornar a Primark ainda mais acessível a todos os nossos clientes e colegas e, nos últimos doze meses, acelerámos este processo através de mudanças no nosso negócio. Em cada fase de desenvolvimento desta coleção adaptada, desafiámo-nos a tornar cada peça de roupa da coleção mais acessível – desde a etiqueta utilizada até à forma como o cliente experimenta o produto em loja. Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido em colaboração com os especialistas, colegas e consultores, com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, para chegar a esta coleção.”
A coleção inclui peças de roupa essenciais de dormir e roupa interior para homem e mulher com preços até aos 45 euros.