Coca-Cola vence primeira batalha na “Guerra do Chá Gelado”: Fuze Tea supera Nestea

“Há o Nestea e há o Nesetea”. Assim diz a nova campanha de marketing da famosa bebida de chá gelado. Mas, além do jogo publicitário, a realidade é que o assunto se complicou para a Nestlé e para a Damm, as empresas que atualmente comercializam a marca.

Neste momento, é o produto da Coca-Cola, Fuze Tea, que tem a maior presença nas prateleiras. A guerra do chá gelado está apenas a começar.

A bomba explodiu no final do ano passado. A bebida popular, até então nas mãos da Nestlé, como dona da marca; e da Coca-Cola, que tinha as funções de distribuição e a receita – algo que se tornou essencial agora. Ambas as empresas quebraram o acordo e Nestea enfrentou um novo cenário.

A Nestlé apressou-se a garantir que, a partir de janeiro de 2025, não haveria falta de Nestea em lado nenhum. Para o efeito, começou imediatamente a procurar um parceiro de distribuição. Surgiu o nome Damm, uma empresa conhecida em Espanha pelas suas cervejas. O acordo acabou por se concretizar e ambas as empresas anunciaram que continuariam a vender a bebida.

A Coca-Cola, por outro lado, não queria abandonar este segmento de negócio. Anunciou que iria ter a sua própria marca. Assim nasceu o Fuze Tea. Além disso, a famosa marca de refrigerantes tinha um trunfo na manga: a receita original era deles. E repetiram-na vezes sem conta desde então.

A promessa da Nestlé de que Nestea estaria em todo o lado saiu pela culatra. Pelo menos no canal de venda através dos supermercados e das grandes superfícies. Segundo o ABC conseguiu apurar, de momento, Mercadona, Carrefour e Lidl já não vendem esta marca. Nem na Internet nem no canal físico.

Entre os grandes nomes do sector, DIA, Eroski e Alcampo têm, de momento, referências Nestea, pelo menos nas suas vendas online. Pode dar-se o caso de terem acumulado stock, que é o que têm à venda neste momento.
Segundo fontes do sector comercial, este tipo de acordo pode demorar algum tempo a ser concluído. Pode também dar-se o caso de o produto estar atualmente em catálogo, mas desaparecer em breve.

A única certeza neste momento é que o Nestea não está nas prateleiras dos dois supermercados com maior quota de mercado, Mercadona e Lidl, segundo dados da Kantar.

Esta situação tem um impacto maior porque, de acordo com a investigação da ABC, a marca Coca-Cola está presente na maioria dos supermercados, incluindo a empresa valenciana. Este facto tem um impacto na balança a favor do Fuze Tea devido à sua maior penetração.

Esta situação implica igualmente um outro aspeto negativo para Nestea. Alguns dos grandes supermercados e supermercados estão a optar pelas suas próprias marcas em vez do chá gelado da Nestlé.

Neste caso, a guerra seria pela “receita original” acima referida. Em princípio, e segundo a Coca-Cola, são eles que mantêm a essência original deste produto. Por conseguinte, alguns pontos de venda, confrontados com a opção de ter três referências, teriam optado pelo Fuze Tea, conhecendo o original; e pelas marcas próprias com um preço mais baixo.

 

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