Walmart vai deixar de vender as famosas “Wirkin”? Imitações da Hermès surgem à venda noutro marketplace

Para muitos fãs de moda, possuir uma Hermès Birkin é o sonho ao alcance de poucos. Com um preço inicial de 10 mil dólares e valores de revenda que podem chegar aos 300 mil euros, o valor da Birkin há muito tempo que reside na sua exclusividade (mas não só). Quem a quiser comprar, não bastará apenas ter o dinheiro, terá também de passar por rigorosos processos de verificação e listas de espera que podem ascender a anos apenas para ter a hipótese de possuir uma.

Por esse motivo, a possibilidade de conseguir uma mala muito semelhante à Hermès Birkin sem todos estes requisitos e por apenas 80 dólares (cerca de 77 euros) fez com que a “Wirkin” do Walmart fosse um sucesso instantâneo.

E agora, até mesmo essas imitações das luxuosas Birkin da Hermès, que viralizaram na internet, estão a desaparecer do mercado online da Walmart.

“Em alguns casos, os produtos podem já não estar disponíveis,” afirmou um porta-voz da Walmart à Business Insider, recusando-se a comentar especificamente sobre os itens e incentivando os consumidores a explorar outras “alternativas interessantes.”

O frenesim em torno destas imitações de acessórios de luxo, disponíveis por preços muito mais simpáticos do que as originais, coloca em destaque como o aumento da atenção pode ser ambíguo para plataformas online como a Walmart. Apesar deste sucesso poder trazer publicidade para um marketplace online, também apresenta riscos legais e de reputação para os proprietários das marcas.

De acordo com Neil Saunders, analista de retalho da GlobalData, em declarações ao Business Insider, “as imitações da Birkin no site da Walmart atraíram tanta atenção por causa da sobreposição de uma marca muito focada no preço e um produto altamente aspiracional”.

Ao mesmo tempo que estão a desaparecer do Walmart devido aos riscos, malas semelhantes começaram a surgir na Amazon com o nome “Wirkin welmes”. Para já, passaram a estar “indisponíveis”, mas não é garantido que não voltem a surgir.

E os direitos de propriedade da Hermès? Para já, nem a Walmart nem a Hermès declararam publicamente se foi apresentada uma queixa formal.

Artigos relacionados