Audiências digitais: TVI reforça liderança e Nónio continua no topo das redes
Em dezembro, a TVI voltou a liderar o ranking netAudience da Marktest, atingindo um alcance de 37,8%, superando os 35,4% registados em novembro. A SIC mantém o segundo lugar, mas com uma descida para 31,3%, abaixo dos 32,5% do mês anterior.
A diferença entre os dois canais aumentou significativamente, passando para 554.622 utilizadores, o dobro da diferença registada em novembro (252.360). As plataformas digitais da Media Capital alcançaram 3.247.780 indivíduos, enquanto as da Impresa chegaram a 2.693.158 consumidores.
No terceiro lugar, o Correio da Manhã voltou a destacar-se, após ter sido ultrapassado pelo Jornal de Notícias (JN) no mês anterior. Com uma quota de 29,3% e 2.520.197 leitores, recupera a posição no pódio. O JN figura agora em quarto lugar, com 29,2%, apenas uma décima abaixo do Correio da Manhã.
O Expresso mantém-se estável na quinta posição, registando um alcance de 25,5%. Enquanto que, na sexta posição, a NiT sofreu uma ligeira queda para 24,7%, face aos 25,5% de novembro. O Observador assegurou o sétimo lugar, com 24,5%, enquanto o Postal do Algarve permaneceu na oitava posição, com 23%.
O nono lugar do ranking foi ocupado pelo OLX, que subiu uma posição, registando 20,6% de quota. Esta troca de posições deixou a Flash em décimo, com um alcance de 19,8%.
No segmento das redes de media, a Nónio continua na liderança, com um alcance multiplataforma de 60%, ainda que ligeiramente inferior aos 61,8% de novembro. Esta rede alcançou um total de 5.153.509 indivíduos, destacando-se à frente da Media Capital, que permanece em segundo lugar com 46,9% e um alcance de 4.032.702 pessoas.
A Impresa mantém o terceiro lugar, com um ‘share’ de 41,6%, superando a Medialivre, que figura em quarto, com 40,5%. A diferença entre os dois grupos é de 90.708 utilizadores, com a empresa de Balsemão a alcançar 3.573.944 pessoas, enquanto a antiga Cofina regista 3.483.236.
O Global Media Group caiu da quinta para a oitava posição, registando uma quota de 18,2%, muito abaixo dos 40,5% que tinha alcançado em novembro. O quinto lugar foi ocupado pela rede da Notícias Ilimitadas, que reúne títulos como o Jornal de Notícias, TSF, Notícias Magazine, O Jogo, Volta ao Mundo e Evasões, e registou uma quota de 34,4%.