App portuguesa identifica ladrões de computadores
A empresa bracarense de sistemas informáticos Paradigma lançou uma aplicação móvel pensada para quem utiliza o computador em espaços públicos, que previne o seu furto através de um alerta por telemóvel.
O serviço foi desenvolvido por Miguel Martins de Almeida (27 anos) e Afonso Arriaga (28 anos), mestres em Engenharia Informática pela Universidade do Minho e co-fundadores da Paradigma, juntamente com Mariana Pulido (20 anos), responsável pelo design de produtos da Paradigma.
A aplicação, denominada Keep An Eye (“Debaixo de Olho”), gera um aviso instantâneo no telemóvel do utilizador quando este se ausenta e alguém mexe ou opera o seu computador – quando uma tecla é pressionada ou o cursor do rato mexe, por exemplo. O serviço pode funcionar em todos os computadores e dispensa qualquer instalação ou configuração. «Abrir um site e apontar a câmara do telefone para o computador é a única coisa que é necessário fazer. A partir desse momento, tudo o que nele acontecer é instantaneamente alertado no telemóvel», assegura Miguel Martins de Almeida, co-fundador da Paradigma. «Mesmo o mais ínfimo movimento é identificado pelo Keep An Eye, tirando-se proveito dos sensores de movimento (acelerómetros) disponíveis nos computadores modernos», explica o responsável em nota de imprensa.
A aplicação custa 0,79€ e está disponível para iOS (iPhone, iPod touch e iPad), sendo que brevemente estará também disponível para a plataforma Android.
Imagem de Luís Moreira