Retorno sobre o investimento nas campanhas publicitárias excede expectativas
O World Advertising Research Center (WARC) revela que o rácio da rentabilidade do investimento (ROI) médio para campanhas publicitárias bem-sucedidas é de 2,5:1. Este valor representa um aumento face aos 1,9:1 apurados em 2017, evidenciando uma evolução positiva no desempenho das campanhas analisadas.
Baseada na análise de 1537 campanhas que atingiram os seus objetivos, a pesquisa mostra que um ROI médio de 2,5:1 significa que, em média, um investimento publicitário de um milhão de dólares [cerca de €970 mil] gera 2,5 milhões de dólares [cerca de €2,43 milhões] de lucro líquido, excluindo os custos da campanha.
O estudo também revela que o rácio médio de ROI das receitas bem-sucedidas é de 4,33:1. Embora os valores possam variar amplamente entre diferentes campanhas e setores, o setor automóvel destaca-se com os maiores rácios, enquanto retalho, telecomunicações e serviços públicos tendem a apresentar rácios de lucro mais elevados.
Embora o ROI seja frequentemente analisado no curto prazo, o WARC defende a análise de longo prazo, visto que mais de metade do retorno do investimento em marketing é gerado ao longo do tempo, refletindo o impacto contínuo das campanhas.