Antigo CEO da Google cria ‘app’ que se quer tornar alternativa ao TikTok
O antigo CEO da Google, Eric Schmidt, está a apostar no mercado em ascensão da produção e edição de vídeos por inteligência artificial (IA). A Hooglee foi criada no ano passado e mantém-se discreta, com poucos detalhes divulgados até agora.
Segundo fontes próximas e documentos analisados pela Forbes, o projeto está a ser financiado e gerido pelo Hillspire, o escritório familiar de Schmidt.
A startup tem como missão “democratizar a criação de vídeos com IA”, uma proposta que visa simplificar a comunicação e aumentar o envolvimento através de soluções inovadoras, de acordo com o seu site oficial.
A app pode rivalizar com o TikTok, uma vez que se apresenta com a “missão de mudar a maneira como as pessoas se conectam através do poder da IA e do vídeo”. Fonte próxima a Hooglee, citada pela Forbes, indicou que alguns membros da equipa de Schmidt se referiram ao projeto como uma alternativa ao TikTok.
“A nossa equipa está criar soluções inovadoras que aproximam as pessoas, simplificam a comunicação e aumentam o engagement”, sublinha.
A plataforma ainda não menciona Schmidt nem a sua equipa, mas reflete o crescente interesse do bilionário em explorar o potencial da inteligência artificial para transformar diversas indústrias.
Schmidt, que possui uma fortuna estimada pela Forbes em 26 mil milhões de dólares, tem sido uma figura influente e, por vezes, controversa nos debates sobre IA, ora exaltando o aumento de produtividade, ora alertando para os riscos desta ferramenta. Antes de se envolver na startup Hooglee, Schmidt investiu em empresas como a Anthropic e a SandboxAQ, além de apoiar iniciativas de investigação em IA através de programas como a OpenAI e a FutureHouse.