Já há nomeações dos prémios Bafta britânicos. Conheça a lista
O filme “Conclave”, de Edward Berger, é o mais nomeado para os prémios britânicos BAFTA, numa edição em que “On Falling”, de Laura Carreira, não chegou às nomeações e “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, figura entre os candidatos.
Os BAFTA são atribuídos pela Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão e a lista de nomeados, hoje divulgada, dá conta que “Conclave”, filme de conspiração de Edward Berger, ambientado no Vaticano e protagonizado pelo ator Ralph Fiennes, lidera com 12 nomeações.
O filme “On Falling”, da realizadora portuguesa Laura Carreira, tinha sido colocado entre os candidatos a uma nomeação para o prémio de Primeiras Obras, mas não chegou às nomeações finais.
Produzido pela portuguesa Bro Cinema e pela britânica Sixteen Films, “On Falling” é a primeira longa-metragem de Laura Carreira, uma realizadora portuguesa que vive e trabalha há mais de uma década na Escócia e que é autora ainda das curtas-metragens “Red Hill” (2018) e “The Shift” (2020).
“Conclave” está nomeado, por exemplo, nas categorias de Realização, Filme, Elenco, Direção de Fotografia, Banda Sonora Original e também Melhor Ator, para Ralph Fiennes, e Melhor Atriz Secundária, para Isabella Rossellini.
“Emilia Pérez”, do francês Jacques Audiard, tem 11 nomeações, incluindo o de Melhor Atriz Principal para a espanhola Karla Sofía Gascón, e o de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Nesta mesma categoria está a produção brasileira “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, protagonizada por Fernanda Torres, no papel de uma ativista, advogada e viúva de Rubens Paiva, o político brasileiro detido e torturado pela ditadura militar brasileira (1964-1985), no início dos anos 1970.
A cerimónia dos BAFTA está marcada para 16 de fevereiro em Londres.
Confira a lista completa dos nomeados:
MELHOR FILME
– “A Complete Unknown”
– “Anora”
– “Conclave”
– “Emilia Pérez”
– “O Brutalista”
MELHOR FILME BRITÂNICO
– “Bird”
– “Blitz”
– “Conclave”
– “Gladiador II”
– “Hard Truths”
– “Kneecap – O Trio de Belfast”
– “Lee Miller: Na Linha da Frente”
– “Amor em Sangue”
– “The Outrun”
– “Wallace & Gromit: A Vingança das Aves”
MELHOR REALIZADOR
– Jacques Audiard (Emilia Pérez)
– Sean Baker (Anora)
– Edward Berger (Conclave)
– Brady Corbet (O Brutalista)
– Coralie Fargeat (A Substância)
– Denis Villeneuve (Dune – Duna: Parte Dois)
MELHOR ESTREIA ARGUMENTISTA/REALIZADOR/PRODUTOR BRITÂNICO
– Rich Peppiatt (Kneecap – O Trio de Belfast)
– Dev Patel (Homem-Cão)
– Sandhya Suri, James Bowsher e Balthazar de Ganay (Santosh
– Karan Kandhari (Sister Midnight)
– Luna Carmoon (Hoard)
MELHOR ATRIZ
– Saoirse Ronan (The Outrun)
– Cynthia Erivo (Wicked)
– Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez)
– Mikey Madison (Anora)
– Demi Moore (A Substância)
– Marianne Jean-Baptiste (Hard Truths)
MELHOR ATOR
Timothée Chalamet (A Complete Unknown)
Ralph Fiennes (Conclave)
Hugh Grant (Herege)
Colman Domingo (Sing Sing)
Sebastian Stan (The Apprentice – A História de Trump)
Adrien Brody (O Brutalista)
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
– Selena Gomez (Emilia Pérez)
– Ariana Grande (Wicked)
– Felicity Jones (O Brutalista)
– Jamie Lee Curtis (The Last Showgirl)
– Isabella Rossellini (Conclave)
– Zoe Saldaña (Emilia Pérez)
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
– Clarence Maclin (Sing Sing)
– Kieran Culkin (A Verdadeira Dor)
– Guy Pearce (O Brutalista)
– Jeremy Strong (The Apprentice – A História de Trump)
– Yura Borisov (Anora)
– Edward Norton (A Complete Unknown)
PRÉMIO ESTRELA EM ASCENSÃO (votado pelo público)
– Marisa Abela
– Jharrel Jerome
– David Jonsson
– Mikey Madison
– Nabhaan Rizwan
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
– “Kneecap – O Trio de Belfast”
– “Anora”
– “O Brutalista”
– “A Verdadeira Dor”
– “A Substância”
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
– “A Complete Unknown”
– “Emilia Pérez”
– “Conclave”
– “Nickel Boys”
– “Sing Sing”
MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA
– “All We Imagine as Light: Tudo o Que Imaginamos Como Luz
– “Ainda Estou Aqui
– “A Semente do Figo Sagrado
– “Emilia Pérez”
– “Kneecap – O Trio de Belfast”
MELHOR DOCUMENTÁRIO
– “Black Box Diaries”
– “Daughters”
– “No Other Land”
– “Super/Homem: A História de Christopher Reeve”
– “Will & Harper”
MELHOR ANIMAÇÃO
– “Flow – À Deriva”
– “Divertida-Mente 2”
– “Robot Selvagem”
– “Wallace & Gromit: A Vingança das Aves”
MELHOR FILME CRIANÇAS/FAMÍLIA
– “Flow – À Deriva”
– “Kensuke’s Kingdom”
– “Robot Selvagem”
– “Wallace & Gromit: A Vingança das Aves”
MELHOR FOTOGRAFIA
– “Conclave”
– “Dune – Duna: Parte Dois”
– “Emilia Pérez”
– “Nosferatu”
– “O Brutalista”
MELHOR MONTAGEM
– “Anora””
– “Conclave
– “Dune – Duna: Parte Dois”
– “Emilia Pérez”
– “Kneecap – O Trio de Belfast”
MELHOR MAQUILHAGEM E PENTEADOS
– “A Substância”
– “Dune – Duna: Parte Dois”
– “Emilia Pérez”
– “Nosferatu”
– “Wicked”
MELHOR GUARDA ROUPA
– “A Complete Unknown”
– “Blitz”
– “Conclave”
– “Nosferatu”
– “Wicked”
MELHOR DESIGN PRODUÇÃO
– “Conclave”
– “Dune – Duna: Parte Dois”
– “Nosferatu”
– “O Brutalista”
– “Wicked”
MELHOR ELENCO
– “A Complete Unknown”
– “Anora”
– “Conclave”
– “Kneecap – O Trio de Belfast”
– “The Apprentice – A História de Trump”
MELHORES EFEITOS VISUAIS
– “Better Man”
– “Dune – Duna: Parte Dois”
– “Gladiador II”
– “Wicked”
– “O Reino do Planeta dos Macacos”
MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
– “O Brutalista”
– “Conclave”
– “Robot Selvagem”
– “Emilia Pérez”
– “Nosferatu”
MELHOR SOM
– “Blitz”
– “Dune – Duna: Parte Dois”
– “Gladiador II”
– “A Substância”
– “Wicked”
MELHOR CURTA-METRAGEM BRITÂNICA
– “Marion”
– “Milk”
– “Rock, Paper, Scissors”
– “Stomach Bug”
– “The Flowers Stand Silently, Witnessing”
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO BRITÂNICA
– “Adiós”
– “Mog’s Christmas”
– “Wander to Wonder”